Segundo boletim médico, ele não corre risco de morrer. Aeronave saiu de São José, na Grande Florianópolis, na quarta-feira, mas não chegou ao destino. Vídeo mostra operação para resgate de piloto em SC
Um vídeo divulgado pela Força Aérea Brasileira (FAB) mostra o resgate do piloto Mauro Ribeiro, que ocorreu na quinta-feira (4), na área rural de Ponte Alta do Norte, no Oeste de Santa Catarina. Nas imagens, é possível ver o avião da vítima em meio à mata e o helicóptero da FAB.
A aeronave de Ribeiro estava desaparecida desde quarta (3) após decolar do Aeroclube de Santa Catarina, em São José, na Grande Florianópolis, com destino ao aeródromo de Videira, no Oeste do estado. O salvamento ocorreu às 13h50 de quinta.
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O vídeo mostra os militares saltando do helicóptero para fazer o resgate e aproximando a aeronave do avião na mata de Ponte Alta do Norte. Em seguida, é possível ver a maca usada para retirar o piloto do local.
Helicóptero da FAB em local onde avião desapareceu em SC
FAB/Divulgação
O piloto tem 60 anos. Após o resgate, ele foi levado ao aeroporto de Florianópolis. Depois, foi conduzido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Celso Ramos, na capital catarinense, onde chegou por volta das 16h.
Segundo boletim médico, ele estava com nariz cortado, escoriações e uma fratura na perna esquerda. Ele não corre risco de morrer.
Resgate
Segundo a FAB, as aeronaves da corporação voaram um total aproximado de 12 horas e cobriram uma área de mais de 1,5 mil km². As buscas começaram durante o período da madrugada de quinta, sem iluminação natural, por meio de equipamento de visão noturna.
Aeronave ultraleve desapareceu em Santa Catarina após decolagem
Divulgação
Assim que o avião desaparecido foi localizado, foram lançados paraquedistas para averiguar as condições e prestar os primeiros socorros à vítima.
Investigação
O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V) foi chamado para realizar o levantamento de informações necessárias à investigação.
Inicialmente, são utilizadas técnicas específicas para a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.
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