Com mais de 3,8 mil doses vencidas, postos de saúde de Rio Branco ficam sem vacina contra a gripe


Doses venceram dia 30 de março e foram recolhidas pela Saúde Municipal. Previsão é de novas doses sejam enviadas em setembro para o início da campanha de imunização. Doses da vacina contra a gripe venceram em março
Prefeitura de Navegantes/Divulgação
As unidades de saúde de Rio Branco estão sem vacinas contra a gripe. É que mais de 3,8 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde ano passado venceram no dia 30 de março. A informação é da Vigilância Epidemiológica de Rio Branco.
LEIA MAIS:
‘Dia D’ contra gripe: Saúde pretende vacinar cerca de mil pessoas neste sábado (25) no Acre
Mais de 3,5 mil pessoas foram vacinadas no ‘Dia D’ contra a gripe no Acre, diz PNI
O quantitativo inclui apenas doses armazenadas na rede de frios do município. “Não contabilizamos algumas sobras nas unidades, mas foram bem poucas, já que estavámos enviando somente para atender a demanda”, explicou a gerente da Vigilância Epidemiológica Municipal, Socorro Martins.
A campanha de imunização contra a gripe começou em novembro de 2023. Ao todo, a saúde de Rio Branco aplicou 31.860 doses até março deste ano.
Ano passado, o Ministério da Saúde (MS) mudou o calendário vacinal na região Norte para acompanhar o clima tropical e amazônico, que se diferencia de outras regiões do Brasil que passam por outro tipo de estação, podendo assim, reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes da gripe.
O inverno amazônico é conhecido como o período de maior circulação viral e de transmissão da gripe na região Norte. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga. A gripe é uma infecção viral e também costuma atacar os pulmões, o nariz e a garganta.
Ainda segundo Socorro Martins, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) prepara uma nota técnica com orientações à população sobre os cuidados que precisam ser tomados no período de chuvas no estado. Conforme a gerente, atualmente já existe a circulação dos vírus rinovírus, Infuenza H1N1, Vírus Respiratório Sincicial (VRS) e Adenovírus.
A previsão é de que novas doses sejam enviadas para o município apenas em setembro. “Essa nota técnica está para sair. Vamos passar para cada unidade, inclusive, hospitais com os cuidados preventivos. Já temos casos desses vírus e é bom alertar as pessoas sobre esses cuidados, já que não temos a vacina”, resumiu.
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.