
Ação foi promovida pela Rede Amazônica e ocorreu com apoio de parceiros e voluntários neste sábado (6). Número de atendimentos superou o da edição de 2022. População de Roraima tem acesso a serviços gratuitos no Saúde de Rua 2024.
Yara Ramalho/g1 RR
A 10° edição do Saúde de Rua, promovido pela Rede Amazônica, realizou 4.016 atendimentos gratuitos para a população neste sábado (23), em Boa Vista. A população teve acesso a serviços voltados para a saúde, bem estar e o setor jurídico.
A ação contou com o apoio de 23 parceiros entre os órgãos públicos, privados e voluntários. O número de atendimentos da edição deste ano superou o da edição de 2022, quando 3.983 atendimentos gratuitos de saúde e cidadania foram ofertados.
O evento foi transmitido em tempo real
Gerente de Marketing da Rede Amazônica em Roraima, Katiane Nogueira.
Rayane Lima/g1 RR
A gerente de marketing da Rede Amazônica em Roraima, Katiane Nogueira, explicou que o Saúde de Rua é inteiramente voltado para a população e um dos seus principais objetivos na edição deste ano era ajudar a comunidade roraimense, o que foi realizado na ação deste ano.
“O projeto Saúde de Rua é um projeto voltado inteiramente para a população carente, e desde o início do projeto o nosso principal objetivo foi ampliar o número de atendimentos. Então, esse ano a meta era bater os atendimentos que foram realizados em 2022 e conseguimos chegar no número de 4 mil atendimentos”, explicou a gerente de marketing.
“Esse resultado é muito importante e é muito positivo, tanto para a gente como realizador, da Rede Amazônica, quanto para todos os parceiros que estão envolvidos dentro do projeto. Então, a maior satisfação que eu falo é que o resultado foi muito positivo para atender a população carente e também seguindo a nossa expectativa de aumentar os números de atendimento”, completou.
Coordenador do Saúde de Rua pelo Sesi, Aníbal Valentino.
Yara Ramalho/g1 RR
O coordenador do evento pelo Sesi, Aníbal Valentino, avalia que ele foi realizado com sucesso, alcançando as expectativas para a edição deste ano.
“Nós conseguimos alcançar nossas expectativas, o público compareceu ao evento, os nossos voluntários e parceiros. Então, as expectativas foram mais que alcançadas e a gente conseguiu também oferecer a melhor estrutura para a população. Nós ficamos muito satisfeitos e felizes porque conseguimos através da força de cada voluntário e parceiro fazer esse grande multidão de cidadania acontecer”, disse.
Durante o ação, foram disponibilizadas consultas com médicos especialistas em ginecologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, pediatria e cardiologia. Além de atendimentos ambulatoriais, testes rápidos de Covid, aferição de pressão, glicemia, vacinação, consultas médicas com pediatra e dentistas.
Serviços voltados para o lazer e bem-estar, como massagem relaxante, corte de cabelo, ventosaterapia, limpeza facial e exposição de cosméticos também foram ofertados para a população no evento. Ações educativas também fizeram parte da programação do Saúde de Rua, como as orientações sobre escovação correta dos dentes para garantir uma boa saúde bucal.
Famílias aprendem sobre a higienização correta dos dentes no Saúde de Rua.
Yara Ramalho/g1 RR
A doméstica Lisbeth Sandoval trouxe os dois filhos, Daniel Tirado, de 14 anos e Cristian Estrada, de 11 anos, para entender mais sobre os cuidados com os dentes e aprovou a iniciativa. As crianças tiveram acesso a educação didática.
“Foi muito legal para eles porque eles podem aprender um pouco mais sobre a escovação dos dentes e as vezes eles compreendem melhor com outras pessoas do que comigo. A explicação é muito lúdica”, disse ela.
O Saúde de Rua contou ainda com serviços de registro de Boletim de Ocorrência sobre qualquer assunto e emissão da primeira e segunda via da Carteira de Identidade, realizados pela Polícia Civil.
Serviços jurídicos como a guarda e responsabilidade, investigação de paternidade e maternidade, retificação e modificação de Registro Civil, guarda e responsabilidade de menor e pensão alimentícia.
Darliane Barbosa, de 33 anos, aproveitou diversos serviços do Saúde de Rua 2024.
Rayane Lima/g1 RR
Natural de Porto Velho (RO) e morando em Boa Vista a cerca de 11 meses, Darliane Barbosa, de 33 anos, achou a iniciativa inovadora e aproveitou para emitir uma nova Carteira de Identidade, além de outros serviços.
“Vim fazer outros serviços também, vim fazer massagem, limpeza odontológica. Para mim é muito importante essa ação, a gente se sente muito desafiado a participar e aproveitar esse projeto. É muito bom estar aqui”, disse.
Durante a ação foram ofertados mais de 50 serviços. Assim como em 2022, o Saúde de Rua desde ano foi realizado no prédio do Sesi, no bairro Aeroporto, zona Oeste de Boa Vista. Ele ocorreu das 8h às 13h.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.