Goiânia registrou 325,2 milímetros de chuva na primeira quinzena do mês de janeiro. Segundo Inmet, volume de precipitação em Goiânia foi 30% superior à média esperada para o mês de janeiro. Chuva em Goiânia – Goiás
Wesley Costa/O Popular
Goiânia registrou 325,2 milímetros de chuva na primeira quinzena do mês de janeiro, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A cidade ocupa a primeira posição entre as capitais brasileiras com maior volume de precipitação neste período, seguida por Palmas, que atingiu cerca de 282,6 milímetros de chuva, e São Luís, com 263 milímetros, conforme o balanço feito pelo g1 por meio do site do instituto.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Segundo o Inmet, o volume de precipitação em Goiânia foi 30% superior à média esperada para o mês de janeiro, que é de 249,2 milímetros.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO: Mulher tenta salvar carro ilhado em alagamento após chuva em Goiânia
ALERTA: Defesa Civil emite alerta de tempestade com ventos de até 100 km/h e risco de alagamentos nas próximas 24h
EM 24 HORAS: Goiânia registra o segundo maior volume de chuva da história em 24h, diz Climatempo
A cidade que registrou o maior volume de chuva no período de 24 horas foi São Luís, no Maranhão, com 196,6 milímetros entre os dias 13 e 14 de janeiro. Goiânia, por sua vez, ocupou a segunda posição no ranking diário, com 135,5 milímetros de precipitação entre os dias 12 e 13.
O acumulado quinzenal de Goiânia se aproxima de outros índices históricos. O último janeiro mais chuvoso foi em 2016, quando o acumulado final atingiu 484,8 milímetros, conforme as informações do Inmet.
Outras cidades de Goiás também apresentaram volumes elevados. De acordco com o instituto, Formosa teve 278,4 milímetros de chuva, o que representa 25% acima da média de 222,9 milímetros para o mês.
Estragos
Fortes chuvas causam estragos em Goiânia, Goiás
Ruas se transformaram em rios, um carro foi “engolido” pela água, e várias casas foram inundadas durante as fortes chuvas que atingiram o estado na noite de domingo (12). No Setor Vila Santa Helena, moradores relataram que a água invadiu as residências, e um vídeo registrou o nível elevado durante o alagamento na capital (veja acima).
Motoristas e motociclistas enfrentaram momentos de tensão, com avenidas como a 87, 85 e Castelo Branco completamente inundadas.
O temporal também fez o Ribeirão João Leite transbordar, alagando diversos bairros de Goiânia e deixando moradores e animais ilhados em casas e pousadas.
Entre a noite de segunda-feira (13) e a madrugada de terça-feira (14), equipes do Batalhão de Operações, Proteção Ambiental e Resposta a Desastres (Bopar) realizaram resgates utilizando um bote salva-vidas e uma canoa cedida por um morador da área (veja abaixo). Crianças, adultos e animais foram retirados em segurança durante a operação.
Corpo de Bombeiros resgatam moradores de alagamento em Goiânia
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás