Morre Ted Toleman, dono da primeira equipe de Ayrton Senna na Fórmula 1


Equipe esteve no grid da categoria entre 1981 e 1985. O tricampeão brasileiro correu pela escuderia inglesa em 1984, conquistando por ela seus três primeiros pódios. Ayrton Senna no GP do Brasil em seu primeiro ano na Fórmula 1
Arquivo Pessoal
Morreu aos 86 anos o empresário britânico Ted Toleman, o fundador da equipe Toleman de Fórmula 1, que deu a Ayrton Senna a sua primeira chance na categoria.
Apaixonado por automobilismo, Ted patrocinava pilotos em categorias de base no Reino Unido antes de montar equipes na Fórmula Ford 2000 inglesa e na Fórmula 2. Em 1981, decidiu finalmente se aventurar na Fórmula 1.
Sem orçamento para competir com equipes maiores pelas primeiras posições, e equipado com um modesto motor Hart, a Toleman se consolidou como um time do meio do pelotão. Seu momento de maior brilho ocorreu com a chegada do brasileiro Ayrton Senna.
Senna era campeão da Fórmula 3 inglesa e havia testado carros vencedores, como a Williams e a McLaren, e chegou ter convites de equipes maiores — mas escolheu a Toleman por entender que haveria menor pressão e mais tempo para se adaptar à principal categoria do automobilismo.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.