Aeronave foi localizada numa região de mata fechada na cidade de Caieiras às 6h15 desta sexta (17). Um casal de empresários morreu. A filha do casal e o piloto sobreviveram. Bombeiros e Defesa Civil chegam ao local da queda do helicóptero em Caieiras, na Grande São Paulo.
Divulgação/Bombeiros/Defesa Civil
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) está investigando a causa da queda do helicóptero em Caieiras, na Grande São Paulo, que terminou com duas mortes nesta sexta-feira (17). O piloto e uma adolescente de 12 anos sobreviveram ao acidente.
A aeronave caiu em uma área de mata fechada na região do Morro do Tico-Tico, a cerca de 150 metros da Rodovia dos Bandeirantes.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
O helicóptero decolou da cidade de São Paulo na noite de quinta (17), por volta das 19h30, com destino a cidade de Americana, no interior do estado. Ele teria feito uma parada no bairro do Jaguaré, na Zona Oeste da capital.
Segundo o Corpo de Bombeiros, às 23h28 foi recebida uma chamada de desaparecimento da aeronave. O sinal de GPS sumiu por volta de 20h34.
Investigadores do Cenipa, órgão que pertence à Força Aérea Brasileira (FAB), foram acionados e chegaram no local do acidente por volta das 9h.
“Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação”, informou a FAB por meio de nota.
O helicóptero que caiu é da fabricante Eurocopter France, modelo EC 130 B4 e matrícula PRWVT.
Segundo o registro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a situação de aeronavegabilidade está normal. Além disso, a operação para táxi aéreo é negada, apenas o serviço privado é permitido.
No momento da decolagem, toda a cidade de São Paulo estava em estado de atenção para alagamentos, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo. Contudo, ainda não se sabe se o mau tempo teve influência no acidente.
VÍDEO: veja o momento em que o piloto e a menina de 12 anos são resgatados com vida do acidente
FOTOS: bombeiros chegam ao local da queda de helicóptero em Caieiras, na Grande SP
VÍTIMAS: Quem eram os ocupantes do helicóptero que caiu
PILOTO: profissional que pilotava a aeronave foi resgatado consciente, apesar de abalado e com sede, dizem bombeiros
Resgate
A aeronave foi localizada pelo Águia da Polícia Militar por volta das 6h15 desta sexta. A última vítima foi encontrada por volta de 8h. O socorro foi mostrado ao vivo pela repórter Larissa Calderari, diretamente do Globocop, da TV Globo (veja vídeo).
Policiais resgatam piloto após acidente de helicóptero em SP
Participaram do resgate equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Força Aérea Brasileira (FAB) foram enviados para o local.
O piloto foi identificado como Edenilson de Oliveira Costa e a adolescente Bethina Feldman, foram resgatados com vida. Eles foram encaminhados ao Hospital das Clínicas, na capital.
O casal André Feldman, de 50 anos, e Juliana Elisa Alves Maria Feldman, de 49, não resistiram aos ferimentos.
O piloto Edenilson de Oliveira e o casal André Feldman e Juliana Elisa Alves Maria, que estavam no helicóptero que caiu em Caieiras, na Grande SP.
Montagem/g1/TV Globo/Grupo Liberal
Queda de helicóptero em Caieiras
Arte/g1