Iniciado em 2012, o processo de internacionalização permite que o local receba aeronaves internacionais para a realização de manutenção nos hangares. Segundo a concessionária Rede Voa, o processo está em fase de conclusão. Local não está habilitado a receber voos de passageiros e cargas. Processo de internacionalização do aeroporto de Sorocaba (SP) envolve efetivação de barreira entre área pública e privada
Marcel Scinocca/g1
O processo de internacionalização do Aeroporto Estadual de Sorocaba (SP) “Bertram Luiz Leupolz” ainda está em fase de tratativas com órgãos do governo federal e estadual, segundo a Rede Voa, concessionária que administra o espaço desde 2022, por meio de concessão. Com isso, o local não está habilitado a receber voos de passageiros e cargas.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Na segunda-feira (20), a Rede Voa informou ao g1que fez uma reunião com técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), cinco dias antes, na quarta-feira (15), e que aguardava o parecer da companhia sobre a visita ao aeroporto.
A Cetesb disse que a reunião discutiu os procedimentos com relação à emissão da Licença de Operação de Regularização Ambiental do aeroporto de Sorocaba. “Na ocasião, os técnicos da Cetesb orientaram quanto à atualização de informações para continuidade da análise de Regularização Ambiental”, explicou o órgão.
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), divulgou na terça-feira (14), em suas redes sociais, que o processo já havia sido finalizado. No entanto, segundo a Rede Voa, a internacionalização do aeroporto da cidade ainda não está concluída.
Prefeito de Sorocaba (SP) divulgou que processo de internacionalização do aeroporto da cidade já estava concluído. Concessionária diz que processo ainda não foi finalizado
Reprodução/Redes sociais
O que muda
Na publicação, Rodrigo Manga disse que, a partir da mudança, celebridades internacionais poderiam pousar no aeroporto da cidade. Porém, a Rede Voa informou que, caso o aeroporto atinja o status de internacional, o que mudará é que o local poderá receber aeronaves internacionais para a realização de manutenção nos hangares, mas não voos.
Mudança no status do aeroporto permitirá que o local receba aeronaves internacionais para a realização de manutenção nos hangares
Reprodução/Redes sociais
O aeroporto de Sorocaba é um dos principais do Brasil em manutenção de aeronaves executivas, com 22 mil operações de pouso de decolagem por ano.
Entenda o processo
O processo de internacionalização do aeroporto de Sorocaba foi iniciado em 2012, na gestão de Vitor Lippi (PSDB). Em 2021, o aeroporto foi passado para a iniciativa privada. O Aeroporto Catarina, em São Roque (SP), inaugurado em 2019, foi internacionalizado em 2023.
Em agosto de 2024, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que possui várias pastas das quais depende a internacionalização, incluindo a Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), informou que a solicitação de habilitação do aeroporto de Sorocaba estava sob análise do Vigiagro. “No entanto, no momento, não há uma previsão para conclusão dessa análise.”
O g1 perguntou ao Mapa se a análise foi concluída e aguarda retorno da pasta.
Em fevereiro do ano passado, o Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor) deu o aval para a internacionalização do aeroporto. A decisão foi informada pelo prefeito Rodrigo Manga após uma reunião com o chefe da pasta federal.
Documentação ainda está em análise
O Mpor informou, em nota, que a documentação referente à internacionalização do aeroporto de Sorocaba ainda se encontra em análise nos quatro órgãos de fronteira competentes: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Polícia Federal, Receita Federal e Vigiagro.
A Receita Federal também informou que o pedido está em análise da documentação, que estava pendente e foi apresentada na terça-feira (21). Segundo o órgão, o prazo de análise pela equipe de alfandegamento da Receita Federal é de 30 dias.
“Atendidos os requisitos documentais, o passo seguinte é a inspeção física final do recinto e, não havendo inconformidades, a emissão do Ato Declaratório Executivo (ADE) de Alfandegamento. Importante frisar que o pedido de alfandegamento pelo interessado limitou-se exclusivamente para atendimento de tripulação de aeronaves em manutenção, ou seja, o aeródromo não será habilitado para receber voos de passageiros e de cargas”, informou.
Aeroporto de Sorocaba (SP)
Marcel Scinocca/g1
O aeroporto
Tendo suas atividades iniciadas na década de 1940, com seu aeroclube, o aeroporto de Sorocaba já é um dos maiores do mundo em manutenção de aeronaves. O local é divido em três áreas: particular, municipal e estatual.
Operado pela Voa-SP, o aeroporto tem pista principal de 1.630 metros, dos quais apenas 1.480 metros são homologados, ou seja, podem ser usados.
Aeroporto de Sorocaba
Zaqueu Proença/PMS
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM