Servidores do Palácio do Planalto esperam um “exoneraço” no Diário Oficial da União desta segunda-feira (3). No primeiro dia útil do mês, deverão ser publicadas as exonerações dos assessores mais próximos ao ex-ministro Paulo Pimenta, que deixou o comando da Secom no começo de janeiro.
Interlocutores ouvidos pela GloboNews afirmaram que Pimenta combinou com seu sucessor, Sidônio Palmeira, que suas pessoas de confiança, maldosamente apelidadas no governo por “Secom do Rio Grande do Sul”, ficariam nomeadas até o fim de janeiro. Entre os exonerados deverão constar membros do gabinete do ex-ministro e também da Assessoria Especial da pasta.
A cobrança do novo ministro da Secom por resultados já começou. Nesta sexta (31), às 10h00, ele terá uma reunião de alinhamento com todos os secretários da pasta. Ao indicar seus assessores, Sidônio teria pedido um diagnóstico de cada secretaria.
O encontro desta sexta (31) é para ouvir as avaliações dos secretários e entender quais avanços eles já conseguiram em pouco mais de duas semanas de gestão.
O novo titular da Secom apresentou um plano de comunicação de 90 dias na última reunião ministerial.
O objetivo de Sidônio, que foi o marqueteiro da campanha de Lula em 2022, é reforçar a popularidade do governo.
Pra isso, decidiu mudar os fluxos de produção de conteúdo e também centralizar a divulgaçao de ações e informações no Palácio. Nesse esforço, o ministro também vai se reunir com as assessorias de imprensa de todos os ministérios no começo do mês.
Técnicos avaliam que a gestão de Pimenta foi marcada por pouca ou nenhuma articulação entre alguns dos principais secretários da pasta: Brunna Rosa, ex-secretária de Estratégias e Redes; José Chrispiniano, ex-secretário de Imprensa; e Ricardo Stuckert, fotógrafo de Lula e secretário de Conteúdo Audiovisual. Nas palavras de um assessor, “não havia uma comunicação única, eram várias”.
Dentre as primeiras mudanças está a mudança nas publicações das redes sociais de Lula. No perfil do Instagram, que sempre foi controlado por Ricardo Stuckert, os posts estão com linguagem mais bem-humorada. Vídeos agora contam com efeitos sonoros e visuais usados pela população mais jovem no Tiktok.
A alteração nos perfis do presidente é efeito da principal aposta de Sidônio pra fortalecer o alcance e a relevância de Lula nas redes sociais: o trabalho da consultora Mariah Queiroz, que está à frente da área de Redes do governo.
Antes do convite para trabalhar em Brasília, Mariah era responsável pela comunicação digital do prefeito do Recife (PE), João Campos. Sua antecessora, Brunna Rosa, é ligada à primeira-dama Janja da Silva.