Regiões o oeste e sudoeste devem ter onda de calor com temperaturas de 5ºC a 7ºC acima da média até sexta-feira (7), aponta Clima Tempo. Onda de calor não deve ser tão intensa, no Paraná
José Fernando Ogura/AEN
A semana começa com diferenças no clima do Paraná. O Climatempo prevê uma onda de calor atingindo o oeste do estado a partir desta segunda-feira (3) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para metade leste do estado. Confira os detalhes a seguir.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
De acordo com o Clima Tempo, até sexta-feira (7), as regiões o oeste e sudoeste do estado devem ter uma onda de calor com temperaturas de 5ºC a 7ºC acima da média.
“Durante as horas com pico de calor, a umidade pode ficar mais baixa”, aponta a previsão.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: mulher que saiu de mercado com carrinho cheio sem pagar e sem ser notada voltou segundos depois para pegar sacolas
Suor excessivo e falta de ar: veja sintomas que levaram caminhoneiro a perceber que estava infartando enquanto dirigia em rodovia do Paraná
Paraná: Motorista morre e três pessoas ficam feridas após carro bater de frente com van de dupla sertaneja em rodovia
Alerta de tempestades para outras regiões
Nesta segunda, o alerta é de perigo para chuva nas regiões leste, como o litoral e Metropolitana de Curitiba, como as regiões norte, noroeste, norte pioneiro, Campos Gerais e centro-sul, segundo Inmet.
O sol aparece em alguns momentos do dia, o tempo fica abafado e pancadas de chuva podem chegar nestas regiões com moderada a forte intensidade.
Conforme o Inmet, estão previstos ventos intensos que podem atingir até 100 quilômetros por hora, queda de granizo e chuva de até 100 milímetros.
Há risco de queda de energia, estrago em plantações, queda de galhos de árvore e alagamento.
Tempestade PR
Inmet
Cuidados
Segundo o Inmet, a população deve tomar alguns cuidados com as tempestades:
Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
Evitar enfrentar o mau tempo;
Observar alteração nas encostas.
Para mais informações a orientação é que a população entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Cuidados com a onda de calor
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça alguns cuidados a serem tomados em dias de muito calor e de umidade relativa do ar baixa. As medidas podem evitar a fadiga, desidratação ou ainda queda da pressão arterial.
De acordo com a pasta, as recomendações valem para qualquer pessoa. Porém, o cuidado com idosos e crianças deve ser ainda maior, reforça a secretaria. Veja como se proteger no calor:
evite ficar no sol, principalmente das 10 às 16 horas;
use sempre protetor solar, independentemente do horário;
beba água. Caso tenha dificuldade em ingerir água pura, incluir rodelas de limão, laranja ou hortelã, pode ser um incentivo; utilizar alarmes ou aplicativos que enviam avisos sonoros para lembrar de tomar água;
consuma alimentos in natura, evitando os ultraprocessados. Frutas, verduras, legumes, arroz e feijão em geral têm alto teor de água, diferente dos ultraprocessados, que são ricos em sódio, aditivos e escassos em água.
tome banhos gelados;
use ventiladores;
evite exercícios físicos ao ar livre em horários muito quentes.
VÍDEOS: Mais assistidos g1 Paraná
Veja mais notícias em g1 Paraná.