Agora, a Agência Nacional de Telecomunicações ampliou a exigência do uso do prefixo 0303 – para quem fizer mais de 10 mil chamadas por dia. Anatel determina que operadoras de telefonia notifiquem empresas que fazem ligações abusivas
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A Anatel lançou mais medidas contra um problema que desafia a paciência dos brasileiros.
Não há definição melhor: ligação indesejada virou uma praga.
“Acho super invasivo”, diz a revisora de texto Thaís Mussulini.
“É uma chatice ficar recebendo toda hora essa ligação. Incomoda”, afirma a técnica em saúde bucal Cláudia Barbosa.
Os brasileiros recebem, todo mês, 22 bilhões de ligações. Metade delas, de até seis segundos, geralmente feitas por robôs e que servem para oferecer algum produto, serviço ou, então, pode ser golpe. Esse tipo de ligação, que ainda incomoda muita gente, está mais uma vez na mira da Anatel.
A Agência Nacional de Telecomunicações determinou que as operadoras de telefonia notifiquem as empresas que fazem ligações abusivas e o envio de um relatório com detalhes das chamadas.
Em 2019, a agência lançou o site Não Me Perturbe – em que o consumidor pode pedir o bloqueio de ligações de telemarketing. A Anatel também exigiu a adoção do prefixo 0303 e bloqueou ligações de empresas que gerassem mais de 100 mil chamadas por dia. Permitiu ainda a exibição, na chamada, do nome e logotipo das empresas que originaram as ligações e proibiu a utilização de múltiplos números – prática que dificulta a identificação e o bloqueio.
A Anatel amplia exigência do prefixo 0303 para quem fizer mais de 10 mil chamadas por dia
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Agora, ampliou a exigência do uso do prefixo 0303 – para quem fizer mais de 10 mil chamadas por dia. A Anatel afirma que, nos últimos dois anos e meio, essas medidas bloquearam 185 bilhões de ligações indesejadas – quase 85% de todas as chamadas abusivas.
“Hoje, nós já temos abertos mais de 24 processos sancionatórios e cada processo pode levar uma multa de até R$ 50 milhões. Hoje, nós já temos multadas algumas empresas de diversos setores da economia, somando um valor aproximado de R$ 39 milhões”, diz Cristiana Camarate, superintendente de Relações com Consumidores da Anatel.
Mas os 15% dessas chamadas que ainda prosperam continuam atrapalhando.
“As ligações incomodam demais. Eu esperaria uma providência maior para evitar essa amolação diária”, diz o bancário Marcos Aurélio Pereira.
O consumidor também precisa ficar atento mesmo quando a ligação aparentar ser de uma empresa conhecida.
“Se o consumidor suspeitar das informações que estão sendo solicitadas e de dados que estão sendo requisitados, desligue imediatamente o telefone, busque um número confiável através dos canais oficiais de comunicação daquela empresa e entre em contato por conta própria”, explica o advogado Marcel Abdou.
A Anatel afirma que, nos últimos dois anos e meio bloquearam 185 bilhões de ligações indesejadas
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