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Estratégia é semelhante à que se vê no Palácio do Planalto desde que Sidônio Palmeira assumiu Secom; ambos tentam ‘furar bolha’ normalmente dominada pela direita. Montagem imagens das redes do presidente da Câmara Hugo Motta (Republicanos-PB)
Reprodução/Redes Sociais
Eleito no último sábado (1º) o presidente da Câmara mais novo da história, Hugo Motta (Republicanos-PB) ampliou a equipe de comunicação com foco nas redes sociais e, desde então, tem tido uma atuação focada em uma “linguagem jovem”: cortes de vídeos rápidos, com a inclusão de trechos de filmes e de músicas, emojis e cores vivas (em especial azul, verde e amarelo).
A estratégia é semelhante à que se vê no Palácio do Planalto, em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer apostar nas redes sociais como forma de melhorar a comunicação do governo.
No caso de Lula, a mudança é nítida desde que Sidônio Palmeira assumiu a Secretaria de Comunicação: as publicações estão com linguagem mais bem-humorada e os vídeos contam com efeitos sonoros e visuais usados pela público mais jovem no Tiktok.
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Tanto Lula quanto Hugo Motta tentam entrar num nicho difícil de furar, já que parlamentares e políticos da direita e extrema-direita têm uma facilidade maior para focar nas redes sociais.Essa era uma das principais reclamações do presidente Lula ao criticar a comunicação do seu governo.
Desde sábado, Hugo Motta tenta reforçar sua assinatura em inserções de vídeo feitas no Instagram apenas com o nome “Hugo”, sem usar o sobrenome, numa tentativa de aproximar os seguidores do novo presidente da Câmara.
No discurso de posse, o parlamentar também focou em trocadilhos com a primeira letra do seu nome: “H de Hugo, H de Harmonia, H de Humildade”, ele disse no último sábado.
Quadro nas redes
Além disso, a equipe do deputado criou uma espécie de “quadro” que está sendo publicado no seu perfil: o “Dá um Hoogle”, uma referência ao principal buscador da internet, mas com o “H” de seu nome na frente.
Nesta terça-feira, o presidente da Câmara usou o quadro para responder à pergunta: “Hugo Motta é casado ou solteiro?”. Na legenda do vídeo, uma referência à esposa do deputado: “Luana, corre aqui pra saber o que o povo tá perguntando ao Hoogle!”
A ideia da equipe de comunicação é aproveitar a proeminência do seu novo cargo e a curiosidade em torno do seu nome, que não era conhecido nacionalmente até então, para dar a própria versão de quem é o deputado.
Nos corredores da Câmara, Hugo Motta também tem sido acompanhado por assessores que filmam com um celular os “bastidores” do seu dia a dia.
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Nesta quarta-feira, o deputado publicou no Instagram uma imagem em que ele está de bermuda e dá uma entrevista pelo computador.
“Se a entrevista é de casa, a bermuda de treino tá liberada, né?”, escreveu. Em seguida, um vídeo em que ele estava “correndo para a academia”.
O formato é bem diferente do que se costuma ver nas redes de outros parlamentares com relevância no Congresso, como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e do ex-presidente da Casa Arthur Lira — embora todos também se dediquem à participação nas redes.