Vagna Bandeira Abbas havia visto seu filho mais novo apenas uma vez desde que o ex-marido o levou para o Líbano, em 1997. Reencontro aconteceu na quarta-feira (5), em Ibitinga (SP). Mãe reencontra filhos mais de 25 anos depois de pai fugir com eles para o Líbano
Arquivo pessoal
Há 27 anos, a brasileira Vagna Bandeira Abbas vivia o desespero de perceber que seus filhos estavam a mais de 10 mil quilômetros de distância de sua casa, em Ibitinga, no interior de São Paulo. Levados sem sua autorização pelo ex-marido, Atef Abbas, Hamzé e Bilal cresceram na casa dos avós paternos em Beirute, no Líbano.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Na quarta-feira (5), o tão sonhado reencontro aconteceu. O g1 conversou com a mãe e relembrou o caso, que chegou a ser noticiado no Jornal Nacional na época.
Plano de fuga
Vagna havia visto seu filho mais novo apenas uma vez desde que seu ex-marido o levou para o Líbano, contra sua vontade e sem seu consentimento, no dia 13 de junho de 1997.
Após cinco anos de casamento e dois meses depois do pedido de separação, Atef Abbas retornou a Ibitinga para visitar seus filhos Bilal, de apenas quatro anos, e Hamzé, de nove meses. Vagna conta que as visitas eram frequentes, pois, na época, ele estava construindo sua casa no município.
Mãe reencontra filhos mais de 25 anos depois de pai fugir com eles para o Líbano
Reprodução/TV TEM
O plano de fuga foi disfarçado de uma reclamação de dor de cabeça e ida a uma farmácia com as crianças. Dalí, elas foram levadas de táxi até São Paulo (SP) e, com uma assinatura falsificada que o permitiu emitir o passaporte, partiram em um avião rumo ao Líbano.
Vagna conta que a suspeita de que algo estava errado surgiu diante da indiferença de seu cunhado ao saber do sumiço das crianças. Em ligação de telefone após a confirmação de que seus filhos estavam em Beirute, ela ouviu Atef afirmar que seus filhos estavam bem, mas que ela não poderia mais vê-los.
Em entrevista à TV Modelo (antiga TV TEM) na época, a mãe compartilhou gravações telefônicas com o ex-companheiro: “Você nem pode pisar aqui, você vai ser deportada na mesma hora”, afirmou Atef (veja a reportagem da época abaixo).
A partir de então, Vagna iniciou uma batalha judicial para trazer seus filhos de volta ao Brasil.
Mãe reencontra filhos mais de 25 anos depois de pai fugir com eles para o Líbano
Mobilização nacional
Diante da situação, ela precisou analisar todas as alternativas. Chegou a pedir ajuda para os pais de Atef, seus sogros, que abrigavam seus filhos em Beirute, mas foi chantageada por telefone; procurou advogados, foi até o Líbano e fez greve de fome na Embaixada do Brasil no país, mas só conseguiu rápidos encontros com os meninos, em 1998.
Mãe reencontra filhos mais de 25 anos depois de pai fugir com eles para o Líbano
Reprodução/TV TEM
Na época, o então senador Eduardo Suplicy também solicitou a ajuda do Senado em favor da brasileira, afirmando que a Comissão de Relações Exteriores poderia interceder junto ao governo brasileiro para permitir que Vagna regressasse com os filhos ao país.
Um tempo depois, o ex-marido de Vagna foi processado pela Justiça do Líbano, mudou-se para trabalhar na Arábia Saudita e abriu uma loja na Romênia, onde foi preso pela Interpol por falsidade ideológica.
Mãe reencontra filhos mais de 25 anos depois de pai fugir com eles para o Líbano
Reprodução/TV TEM
A notícia da prisão foi lida por William Bonner durante o Jornal Nacional nos anos 2000 (veja a reportagem abaixo). Durante todo esse período, Bilal e Hamzé ficaram com seus avós paternos, que possuíam a guarda das crianças.
Em 1999, Vagna recebeu a notícia da indenização de danos morais a partir da condenação, em primeira instância, do cartório onde Atef falsificou suas assinaturas. Ela relatou que o fim do processo se deu apenas 13 anos depois, com uma indenização milionária, mas que nada disso trouxe seus filhos de volta.
Mãe reencontra filhos mais de 25 anos depois de pai fugir com eles para o Líbano
O reencontro
Após 27 anos de espera, a mãe que teve seus filhos levados pelo próprio pai pôde, enfim, viver o tão sonhado reencontro. Na quarta-feira (5), por volta das 5h, Vagna abraçou seu filho Hamzé pela primeira vez desde 1998: “Foi emocionante”, conta a mãe.
Em entrevista ao g1, ela explicou que o encontro só foi possível pois Bilal, o irmão mais velho, esteve presente para ajudar na tradução, já que Hamzé seguiu morando no Líbano e não retornou ao Brasil desde então.
“Têm sido momentos maravilhosos, estamos resolvendo documentos e a maior parte do tempo ficamos em casa. Eles são muito amorosos, educados e alegres”, relata a mãe.
Mãe reencontra filhos mais de 25 anos depois de pai fugir com eles para o Líbano
Arquivo pessoal
Bilal voltou ao Brasil com 20 anos, se formou em engenharia civil e, atualmente, vive em Portugal. Hamzé, o caçula, também é formado, casado e pai. O reencontro demorou a sair por compromissos da família.
Ao ser questionada sobre seu ex-marido, Vagna escolheu deixar essa história para trás: “Foi no passado, agora ele vive em Dubai. Sei pouco sobre ele.”
O g1 tentou contato com Atef Abbas, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
*Colaborou sob supervisão de Mariana Bonora
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região