Concessionária inicia obra que vai transformar fachada do Aeroporto de Ribeirão Preto em boulevard


Parte da segunda etapa de modernização do Leite Lopes, intervenção vai ampliar área de pré-embarque do terminal e tem previsão de ser concluída em julho. Lojas, cafés e espaços de convivência fazem parte do projeto. Projeção da novo boulevard no Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP)
Divulgação/ Rede Voa
A Rede Voa, concessionária responsável pela gestão do Aeroporto Leite Lopes, iniciou esta semana as obras que vão transformar a fachada do terminal em Ribeirão Preto (SP) em um boulevard com cafeterias, lojas e áreas de convivência.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Previsto para ser concluído até o fim do segundo semestre, o projeto faz parte da segunda fase de melhorias no aeroporto, com o intuito de ampliar seu potencial de operação de voos para o Brasil, bem como de abrir possibilidades, nos próximos anos, para rotas internacionais a partir do interior de São Paulo.
“Esse boulevard vai ser a ampliação do pré-embarque do aeroporto até para atender a um conceito de modernidade. Vai ser em madeira, então você tem todo um lado de sustentabilidade, com água de reúso, coisas do gênero, tem uma pequena fonte de água também, uma cascata dentro desse pré-embarque”, adianta o CEO da empresa, Marcelo Moure.
Aeroporto Leite Lopes em Ribeirão Preto, SP
Érico Andrade/g1
Considerado o quarto maior do estado de São Paulo, com uma movimentação de 700 mil passageiros, o Aeroporto Leite Lopes é gerenciado desde 2022 pela Rede Voa. Na primeira fase, o terminal passou por readequações no embarque, melhorias no sistema de climatização e internet sem fio, além de revisão na estrutura elétrica.
Em 2024, a empresa aprovou, junto à Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), um plano de investimentos, inicialmente orçado em mais de R$ 130 milhões.
O grupo visa expandir para mais de 1,3 milhão de passageiros o movimento do aeroporto em 2027, quando, após uma terceira fase de obras, espera já ter condições de operar voos internacionais para países da América do Sul, Central e Caribe.
Projeção de novo boulevard no Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP)
Divulgação/ Rede Voa
Como será o boulevard?
Com a segunda fase das obras, que em projeções iniciais estava orçada em R$ 3,5 milhões, o tamanho da área construída no Leite Lopes saltará de 3,6 mil para 9,6 mil metros quadrados, com cerca de 3 mil metros quadrados dedicados ao novo boulevard.
O espaço, além de mudar a configuração da fachada do aeroporto, vai integrar a área externa ao espaço interno, dedicado ao embarque e desembarque, com a manutenção de árvores já existentes no entorno, espelho d’água, cerca de 30 lojas e melhorias de climatização.
A intervenção também prevê alterações no acesso viário, com passarela para pedestres e um novo portão de desembarque de passageiros.
Segundo Moure, o objetivo é que o espaço não só atenda aos passageiros, como também se torne uma área de atração para os moradores em geral.
“Não necessariamente nós estamos falando apenas de usuários que vão embarcar em voos pelo Leite Lopes, mas sim a sociedade de uma maneira geral que queira visitar o aeroporto, visitar o boulevard, tomar um café, uma cerveja, participar de eventos, essa é a nossa ideia, e estamos nessa fase dois que está começando praticamente agora, já temos todas as licenças ambientais, temos a licença também de tráfego, para mexer na mão das vias de entrada do aeroporto, então é isso que vamos estar fazendo”, diz o CEO da Rede Voa.
Veja reportagem da EPTV sobre o Aeroporto Leite Lopes
Aeroporto Leite Lopes segue sem data para receber vôos internacionais
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.