Justiça determina conclusão das obras do loteamento de condomínio em área de preservação após mais de uma década de impasse


Construtoras devem retomar os trabalhos ou ressarcir compradores. Loteamento foi registrado em Agudos, mas pertence a Bauru. Condomínio fica em área de preservação ambiental de Bauru
Reprodução / TV TEM
A Justiça determinou que as construtoras responsáveis pelo loteamento “Residencial Pamplona” concluam as obras do empreendimento, localizado entre Bauru e Agudos (SP). A decisão foi publicada nesta quinta-feira (13) e assinada pelo juiz Marcelo Andrade Moreira, da 5ª Vara Cível de Bauru.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
O documento explicita que caso as empresas não retomem os trabalhos, elas deverão ressarcir os compradores dos lotes com juros e correção monetária. As obras do residencial começaram em 2008, mas foram interrompidas em 2010 devido a irregularidades no registro do empreendimento.
A área do Pamplona residencial está situada em Bauru, próximo ao limite com Agudos, e contém várias nascentes que alimentam o Rio Batalha, responsável por cerca de 40% da água distribuída à população bauruense.
O loteamento foi registrado em Agudos, embora a área pertença ao município de Bauru, o que gerou um impasse judicial que se arrasta há mais de 10 anos.
Em maio de 2025, a Justiça de Agudos já havia determinado que a área de 500 mil metros quadrados onde foi instalado o residencial pertence a Bauru, tornando inválidos todos os registros feitos em Agudos e exigindo a regularização do loteamento na cidade correta.
Justiça manda loteadores de condomínio indenizar compradores em Bauru
Mesmo sendo rés no processo, as construtoras comemoraram a decisão que determina a conclusão das obras. Já a defesa da empresa de urbanismo responsável pelo projeto informou que ainda não foi notificada da decisão judicial.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.