Rio atinge ‘Calor 4’ pela primeira vez


Trata-se do quarto entre os 5 níveis definidos pela prefeitura e é decretado quando há o registro de índices de calor muito altos, entre 40ºC e 44ºC Praia de Copacabana no dia mais quente do verão no Rio de Janeiro
Reprodução/ TV Globo
A cidade do Rio de Janeiro chegou ao Nível de Calor 4 (NC4) às 12h35 desta segunda-feira (17), de acordo com o Centro de Operações Rio (COR). É a primeira vez que a cidade chega a um patamar tão alto.
O Nível de Calor 4 é o quarto entre os 5 níveis definidos pela prefeitura e é decretado quando há o registro de índices de calor muito altos, entre 40ºC e 44ºC, com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos.
Neste nível, o COR orienta a população para realizar adaptações na rotina com o objetivo de preservar a população dos impactos das ondas de calor.
No fim de junho do ano passado, o Centro de Operações e Resiliência (COR) adotou o Protocolo de Calor para avisar a população sobre ondas de altas temperaturas.
Recomendações da Prefeitura do Rio para minimizar os efeitos do calor extremo na população
Reprodução/ TV Globo
A morte de uma fã por exaustão térmica durante o show de Taylor Swift no Engenhão, em 2023, foi uma das razões para a criação dessa norma. Os índices NCs avaliam não só os termômetros, mas também a incidência de raios ultravioleta e a duração, em dias, das altas temperaturas.
Com a entrada do Rio de Janeiro no NC4, a previsão é de que pontos de resfriamento sejam abertos à população, como as Naves do Conhecimento e postos de saúde. Os endereços estão disponíveis no aplicativo do COR.
Outra medida, na rede municipal de ensino, é transferir as aulas de educação física para locais cobertos.
Paes descarta cancelar blocos
O prefeito Eduardo Paes (PSD) convocou uma entrevista coletiva no domingo (16) para orientar a população sobre a onda de calor extremo. Ele descartou cancelar blocos de rua, mas pediu atenção aos foliões.
“Nós não vamos, de maneira nenhuma, chegar aqui e dizer: ‘Gente, vamos suspender os blocos de carnaval no Rio de Janeiro’. Eles sempre tiveram uma temperatura de 70 graus à sombra”, declarou.
“Ninguém quer vetar nada de ninguém, mas alguns cuidados devem ser tomados: beba mais água! Hidrate-se melhor!”, emendou.
Previsão do tempo
De acordo com a Climatempo, um sistema de alta pressão segue influenciando o tempo no Rio de Janeiro, deixando o dia ensolarado, quente e seco. O calor segue intenso em todas as regiões do estado, com previsão de 40°C na capital, mas a Baixada Fluminense também pode registrar as maiores temperaturas do estado. Não há previsão de chuva hoje para nenhuma região do Estado do Rio de Janeiro.
A umidade relativa do ar pode cair para valores em torno dos 20% à tarde em todo o território, principalmente os que ficam mais afastados do mar.
Na terça-feira (18), a situação permanece a mesma, com previsão de 41°C.
Uma frente fria tenta avançar, mas não consegue chegar ao Rio de Janeiro por conta do sistema de alta pressão, que desvia o sistema para alto mar. Por isso o tempo segue sem mudanças significativas, com possibilidade apenas de pancadas de chuva bem isoladas em áreas do sul do estado, Região Serrana e Costa Verde.
Recomendações
Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
Consuma alimentos leves como frutas e saladas;
Utilize roupas leves e frescas;
Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
Informe-se sobre os níveis de calor na cidade do Rio de Janeiro por meio das redes sociais e sites do Centro de Operações Rio e da Secretaria Municipal de Saúde;
A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Use protetor solar;
Proteja as crianças com chapéu de abas;
Em caso de mal-estar, tontura ou demais sintomas provocados em decorrência do estresse térmico, procure uma unidade municipal de saúde;
Informe-se sobre a manutenção ou alteração de horários de shows e eventos em áreas abertas e não climatizadas junto aos organizadores dos mesmos;
Siga todas as recomendações da Prefeitura do Rio e dos órgãos de Saúde.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.