
Somente na capital, há 238 salas de aula que não são climatizadas. Nesta semana, o estado entrou na lista da nova onda de calor e pode registrar até 40°C nos próximos dias. Sala de aula vazia em Cuiabá
MP-MT
Mato Grosso possui 3.820 salas de aula da rede pública não climatizadas, segundo relatório do Centro de Inovação para a Excelência das Políticas Públicas (CIEPP), intitulado como ‘Sauna de aula’, divulgado nesta segunda-feira (17). O levantamento analisou 20.959 salas de aula entre a rede estadual e municipal, até junho de 2024.
Veja tabela abaixo:
Percentual de salas climatizadas em escolas públicas no Estado do Mato Grosso
O levantamento também considerou a capital Cuiabá. Do total de 1.498 salas da rede municipal analisadas, 238 salas de aula não são climatizadas. A capital mato-grossense é uma das mais quentes do Brasil e já alcançou temperatura recorde de 44°C, em outubro de 2024.
O g1 entrou em contato com a Secretaria de Educação (Seduc) e com a Secretaria de Educação do Município, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
Apesar dos números, Mato Grosso ocupa o 3º lugar entre as melhores redes escolares estaduais em climatização de salas de aulas. Já Cuiabá ocupa a 8ª posição no ranking das capitais com melhor climatização nas salas.
LEIA MAIS:
Nova onda de calor chega a MT e pode elevar temperaturas a até 40ºC, aponta previsão
Cuiabá ultrapassa 44°C e registra a 2ª maior temperatura dos últimos 113 anos
Onda de calor
Onda de Calor e Calor intenso em Mato Grosso
Climatempo
Nesta segunda-feira (17), Mato Grosso passou a integrar os estados afetados pela onda de calor que atinge o Brasil, segundo atualização da Agência Climatempo. As altas temperaturas podem durar até 24 de fevereiro.
De acordo com a Climatempo, as temperaturas podem chegar nos 40ºC, sobretudo na parte sul do estado. A média de máxima pode chegar a 32,8ºC.
O fenômeno é consequência de um bloqueio atmosférico se instalou instalar na região central do país.
🔄Os bloqueios atmosféricos são sistemas de alta pressão que se estabelecem em níveis médios da atmosfera e intensificam a circulação do ar de cima para baixo. Esses fenômenos favorecem o aumento das temperaturas e impedem a formação de grandes nuvens de chuva.
2 litros não valem para todos: saiba calcular quanto de água beber por dia