
Orientação do Ministério da Saúde diz que as cidades que têm estoque da vacina com prazo de validade até abril podem ampliar a aplicação do imunizante em públicos de 4 a 59 anos. Sorocaba e Jundiaí (SP) informaram que não têm estoque com vencimento próximo. Sorocaba retoma primeira dose de vacinação contra dengue para público de 10 a 14 anos
Reprodução/Prefeitura de Sorocaba
As Prefeituras de Sorocaba e Jundiaí (SP) informaram que não vão ampliar a aplicação da vacina contra a dengue para novos públicos conforme orientação do Ministério da Saúde divulgada na sexta-feira (14).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Conforme a nota técnica do Ministério da Saúde, as cidades que têm estoque do imunizante com prazo de validade de dois meses poderão ampliar a vacinação para pessoas de 6 a 16 anos, e para vacinas com validade de até um mês para pessoas entre 4 e 59 anos.
A Secretaria Estadual de Saúde informou ao g1 que cada município é responsável por definir suas estratégias de vacinação e deverá comunicar os Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVEs) sobre a estratégia a ser adotada, para acompanhamento.
Em Sorocaba, a prefeitura informou que as doses em estoque tem vencimento mais próximo para novembro deste ano. Portanto, o estoque da cidade não se enquadra na orientação do Ministério da Saúde.
Jundiaí também informou que a cidade não tem doses da vacina contra a dengue com data de vencimento próxima. Sendo assim, o município continuará a aplicação da vacina para a população de 10 a 14 anos.
Onde se vacinar
Em Sorocaba, a aplicação da vacina contra a dengue é feita nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para o público de 10 a 14 anos. A segunda dose também é ofertada. A imunização ocorre de segunda a sexta-feira, conforme o horário de cada unidade, a partir das 8h.
Em Jundiaí, o imunizante é oferecido nas UBS’s e Clínicas da Família, de segunda a sexta-feira. O horário de atendimento pode ser consultado diretamente em cada unidade. Além de estar acompanhado de um responsável, é necessário que as crianças ou adolescentes apresentem a carteirinha de vacinação e um documento de identidade com CPF.
Conforme as prefeituras, pacientes imunossuprimidos não devem se vacinar, devido à contraindicação. Outra indicação é a necessidade de respeitar um intervalo de seis meses para receber a dose depois de ter contraído a doença. A segunda dose deve ser recebida somente após 90 dias da primeira aplicação.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM