
Desde quinta-feira (11) chove no município. Prédios públicos e obras foram danificados. Imagens aéreas mostram situação dos alagamentos em Paulo Lopes, SC
Paulo Lopes, na Grande Florianópolis, decretou situação de emergência na manhã desta segunda-feira (15). A cidade registrou alagamentos e deslizamentos por causa das chuvas. Algumas partes do município ficaram debaixo d’água (assista no vídeo acima).
Desde quinta (11) chove no município. Em 24 horas, entre 10h de sábado (13) e 10h de domingo (14), o acumulado foi de 200 milímetros, conforme o decreto.
Para se ter uma ideia, a média histórica de chuva esperada para todo o mês de abril na região é de até 110 milímetros, de acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Situação do município
A prefeitura divulgou em boletim a situação de Paulo Lopes nesta segunda. Há 33 pessoas, incluindo crianças, que precisaram deixar as próprias casas. Todas foram abrigadas por parentes ou amigos.
Os abrigos públicos disponibilizados pela Prefeitura, nos bairros Centro e na Penha, não eram utilizados até 14h50 desta segunda.
Os bairros Centro, Penha e Morro Agudo são os mais afetados pelas inundações. A comunidade de Santa Rita enfrenta dificuldades de acesso, sendo necessário o uso de tratores altos e botes devido aos pontos de risco de deslizamento.
Imagens mostram alagamentos e deslizamento em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis
Sete residências foram identificadas com risco de desmoronamento e deslizamento de barreiras. Pontes importantes para o município, como a Ponte da Cova Triste e a Ponte do Canto da Penha, foram destruídas, impactando a mobilidade na região.
As aulas na rede municipal permanecem suspensas, assim como o transporte de pacientes e escolares.
Os serviços de saúde nas unidades básicas estão operando com equipes reduzidas, porém, continuam a prestar atendimento à comunidade.
Alagamento em volta de casa em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis
Prefeitura de Paulo Lopes/Divulgação
A chegada dos mantimentos essenciais, como cestas básicas, está prevista para a noite desta segunda.
O decreto de emergência autoriza a convocação de voluntários e a realização de campanhas de ajuda aos moradores. Além disso, possibilita que socorristas entrem nas casas com algum risco para prestar auxílio ou determinar a evacuação do imóvel.
Alerta da Defesa Civil
O risco é “alto” a “muito alto” para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas na Grande Florianópolis e região Sul, segundo a Defesa Civil. Em emergências, a população pode telefonar para 193, para chamar os bombeiros, ou 199, para a própria Defesa Civil.
⛈️Tempestades com ventos fortes e raios
busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes e outros objetos que possam ser arremessados;
no local abrigado, fique longe de janelas;
se estiver na praia, jamais fique na água.
💧💧 Alagamentos
evitar contato com as águas;
não dirigir em áreas alagadas;
evitar pontilhões e pontes submersas;
redobrar atenção com as crianças.
🌊 Ressaca
evitar navegação e pesca;
evitar banho de mar;
evitar esportes náuticos;
evitar caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estiverem atingindo a ciclovia.
📱 Cadastre para receber SMS da Defesa Civil
Envie uma mensagem SMS para 40199 contendo apenas no corpo do texto com o Código de Endereçamento Postal (CEP) (com ou sem hífen ou espaço);
Quem já possui cadastro não precisa se registrar novamente;
O usuário poderá ter mais de um CEP cadastrado. Para incluir novo CEP, basta repetir o procedimento;
Para cancelar um CEP, basta enviar a mensagem “sair” seguida do CEP que deseja cancelar para o número 40199;
Para consultar um CEP cadastrado, você deve enviar a mensagem “consultar” para o número 40199.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias