Cras Ribeirinho leva serviços de assistência social a comunidades da região de várzea de Santarém


Atendimentos buscam ampliar acesso de famílias moradoras da região de rios aos serviços de assistência social. Cras Ribeirinho no primeiro dia da ação rios na escola Odorico Liberal, na comunidade Boca de Cima do Aritapera
Cras Ribeirinho / Divulgação
Uma equipe multiprofissional com assistentes sociais, psicólogos, advogados, agentes de proteção, conselheiros tutelares e Polícia Militar, está levando ações sociais a três comunidades localizadas na região de várzea do município de Santarém, oeste do Pará. Os atendimentos começaram nesta segunda-feira (15) na escola municipal Odorico Liberal, na comunidade Boca de Cima do Aritapera.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Nesta terça (16), são os moradores da comunidade Boa Vista do Tapará que recebem a equipe do Cras Ribeirinho e parceiros. Os atendimentos estarão concentrados na escola municipal Nossa Senhora das Graças. E na quarta (17), último dia da ação, os serviços serão ofertados na escola municipal Nossa Senhora do Livramento, na comunidade quilombola Saracura.
O foco principal das viagens é atender crianças e adolescentes em situação de risco pessoal, que estão sob ameaça e violação de direitos. Além disso, fortalecer os vínculos familiares, prevenir o abandono, combater estigmas e preconceitos, assegurar proteção social imediata e atendimentos interdisciplinar, psicossocial às pessoas que moram em comunidades mais distantes e que têm dificuldades para vir à sede do município de Santarém, devido principalmente às condições financeiras.
Equipe reúne profissionais da Semtras, Cras, Conselho Tutelar, Aepeti e Polícia Militar
Cras Ribeirinho / Divulgação
Serviços ofertados pelo Centro de Referência de Assistência Social:
Atendimentos social, psicológico, informações e orientações do Cadastro Único, inclusão de cadastro, recadastramento, transferências, fornecimento do NIS; Informações sobre Bolsa Família, sobre o Benefício de Prestação Continuada – BPC, sobre outros programas e benefícios, encaminhamentos;
Emissões das Carteiras de Trabalho Digital, do Autista e Interestadual do ldoso.
Durante a ação estão sendo realizadas também orientações sobre o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti).
Documentos Necessários:
Para o Cadastro Único: documentação original de todos que moram na mesma residência: Maiores de 18 anos: CPF (obrigatório), RG, Título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento.
Menores de 18 anos: Certidão de nascimento, CPF (obrigatório), RG (se tiver), declaração escolar (se o filho for estudante e menor de 18 anos).
Para emissão da carteira de trabalho digital: RG, CPF, Certidão nascimento, Comprovante residência (se tiver), Número NIS (xerox), e-mail e número celular ATIVO.
Para emissão da carteira do Autista: Laudo com CID do autismo, RG, CPF, Comprovante residência, 2 fotos 3×4, RG e CPF (do responsável).
Para emissão da carteira do ldoso interestadual: RG, CPF, Número NIS atualizado (xerox).
Política de Assistência Social
A Assistência Social é uma política pública, dever do Estado e direito do cidadão, que objetiva promover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e especial, e contribui com a inclusão social dos usuários e grupos específicos, além de assegurar que as ações garantam a convivência familiar e comunitária.
O foco prioritário da Política de Assistência Social é a atenção às famílias, seus membros e indivíduos, tendo o território como base de organização.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.