Central de Atendimento da dengue estende horário de atendimento em Boituva


Boituva (SP) atingiu a marca de 1.353 casos confirmados de dengue em 2024. Em março prefeitura decretou estado de emergência A unidade atende hoje exclusivamente os casos de suspeita de dengue.
Reproduição
A partir de quarta-feira (17), a UBS do Centro em Boituva (SP) estenderá o horário de atendimento. A unidade atende hoje exclusivamente os casos de suspeita de dengue. O novo horário será de segunda a sexta-feira das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 18h. Até a último boletim divulgado, a cidade havia registrado 1.353 positivos de dengue.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Segundo a Secretaria de Saúde, a ampliação do horário e dos serviços vem de encontro a preocupação do crescente número de casos de dengue no município, priorizando e dando atenção à essa questão preocupante de saúde pública.
De acordo com levantamento da secretaria, até o momento, a unidade que vinha operando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, realizando em média 160 pacientes por dia.
Para garantir essa extensão de horário, a Prefeitura anunciou a contratação de novos profissionais, além de readequar os horários da equipe já existente.
Segundo a prefeitura, reforça-se a importância de buscar atendimento médico imediato ao menor sinal de sintomas relacionados à doença, pois a detecção precoce e o tratamento adequado são essenciais para evitar complicações.
Serviço:
UBS Centro – Rua Evaristo Candiotto, 56 – Centro
De segunda a sexta-feira das 8 às 20 horas e aos sábados das 8 às 18 horas.
Ações
Como forma de complementar as ações de combate a dengue e diminuir os casos no município, a prefeitura vem utilizando com mais intensidade o popularmente conhecido como “fumacê”, em parceria com a Defesa Civil. Nesta segunda-feira (15) a ação começou a ser realizada no centro da cidade.
Na semana passada, a nebulização foi feita nos bairros Parque Ecológico, Vitória e De Lorenzi, e já foi concluída.
O executivo alerta que a nebulização só ocorrerá em caso de condições climáticas favoráveis. E informa ainda ainda que as portas e janelas estejam abertas para uma ação mais eficaz.
Segundo a prefeitura, o produto utilizado é o Cielo, aprovado pela Anvisa e indicado pela Organização mundial da Saúde (OMS).
Todos os produtos adquiridos pelo Ministério da Saúde (adulticidas e larvicidas) são indicados pela OMS e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), garantindo a segurança da população.
Além de manter portas e janelas abertas durante a passagem do “fumacê”, a prefeitura reforça a importância de eliminar possíveis focos de reprodução do mosquito em casas e terrenos.
Situação de Emergência
Em março, o Executivo decretou situação de emergência em saúde pública em virtude da alta dos casos de dengue. A ação autoriza que o município adote medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do aumento da incidência de casos de dengue.
De acordo com a prefeitura, todas as secretarias se prontificaram a atender as exigências do decreto e trabalhar em conjunto para combater a dengue.
A pasta ainda solicita que a população se mobilize para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principalmente com relação aos criadouros e o acúmulo de água.
O decreto permanecerá ativo até que a condição sanitária no município se estabilize.
Outros atendimentos
Vale lembrar que a Unidade de Saúde do Novo Mundo permanece realizando os atendimentos para os moradores daquela região.
UBS Centro: Rua Evaristo Candiotto – 56
UBS Novo Mundo: R. Carmela Tirabassi Coan, 93-129
A população também pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o telefone (15) 3263-5823.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.