
Correios oferece serviço de ‘Achados e Perdidos” que é atualizado diariamente. Primeiro passo deve ser registrar um Boletim de Ocorrência.
Setor de ‘Achados e Perdidos’ dos Correios é atualizado diariamente
Reprodução/TV Gazeta
Perder um documento pode causar uma série de transtornos, desde dificuldades para realizar transações bancárias até o risco de fraudes em seu nome. Além da preocupação com a documentação em si, há a urgência de resolver a situação o quanto antes para evitar prejuízos.
Em Alagoas, há algumas medidas que podem ajudar na recuperação ou na emissão de uma nova via, garantindo mais segurança e praticidade para quem passa por esse problema.
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1. Registre um Boletim de Ocorrência
O primeiro passo ao perceber a perda de um documento é registrar um Boletim de Ocorrência (BO), que pode ser feito presencialmente em uma delegacia ou através da Delegacia Virtual. Esse registro serve para evitar que seus dados sejam usados indevidamente.
“O BO é fundamental para formalizar o ocorrido e comprovar que o documento não está mais em sua posse. O documento serve para resguardar a vítima de problemas futuros e auxilia na recuperação e devolução do objeto”, afirmou a assessoria de comunicação da Polícia Civil de Alagoas.
👮 Clique aqui para acessar a Delegacia Virtual
2. Procure no serviço de Achados e Perdidos dos Correios
Isso mesmo! Os Correios mantêm um serviço de “achados e perdidos”. Essa informação é válida tanto para quem encontrou documentos e outros objetos, como para quem está buscando por eles. E nem precisar sair de casa. Basta acessar o site e verificar no sistema se o objeto está em na agência. A pesquisa é simples e ele faz somente com o nome completo e data de nascimento. A atualização é diária!
🕵️ Clique aqui e acesse o Achados e Perdidos dos Correios
Os documentos encontrados são mantidos na agência por 60 dias contados a partir da data em que deram entrada. Após esse período são encaminhados aos órgãos emissores.
O serviço é ofertado em Alagoas na Agência Central dos Correios, na Rua do Sol. Caso a pessoa seja do interior e localizou seu item de posse dos Correios, o atendente da agência do seu município irá solicitar a transferência do documento para esta unidade e agendará o recolhimento com a pessoa.
No momento da retirada, você deve comprovar que é titular do documento e pagar a taxa de R$ 7,25. É preciso também levar o Boletim de Ocorrência ou outro documento com foto e fazer o resgate.
3. Não achou? Solicite a segunda via
Caso não seja possível recuperar o documento, será necessário solicitar a segunda via junto ao órgão responsável. O processo varia conforme o tipo de documento perdido, como identidade, CPF ou carteira de motorista. É importante estar atento aos prazos, taxas e documentos exigidos para evitar contratempos na emissão da nova via.
2ª via da Carteira de Identidade
É necessário fazer um agendamento, que pode ser eletrônico ou presencial. Nas Centrais Já!, o sistema para agendamento é aberto de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 16 horas. As marcações são sempre para a semana seguinte, exceto os dias que antecedem os feriados, exemplo: abre na segunda para atender na segunda seguinte. Mas, se na segunda seguinte for feriado, o sistema não abre. Apenas no dia seguinte.
No interior do Estado, o agendamento é presencial de segunda a sextas-feiras, em horário comercial, com exceção para os postos que funcionam nas Centrais Já.
Na Casa de Direitos de Maceió e Arapiraca o agendamento pode ser feito de forma presencial no local.
É necessário levar CPF e Certidão de Nascimento. A certidão de nascimento não pode estar ilegível, rasurada ou rasgada. Caso seja um extrangeiro que deseja naturalizar-se no Brasil, é necessário que o mesmo procure o cartório para fazer a transferência da certidão ou naturalização munidos dos documentos necessários.
Documentos necessários:
SOLTEIRO – certidão de nascimento (original e legível);
CASADO – Certidão de casamento ( original e legível);
DIVORCIADO /VIÚVO – Certidão de casamento com averbação (original e legível);
Cadastro de Pessoa Física (CPF) – Original ou xerox;
Após o procedimento de abertura de processo para aquisição da segunda via da carteira de identidade em um dos postos que compõem a rede do Instituto de Identificação, o usuário receberá impresso, o Documento de Arrecadação de Receita (DAR/CB) para pagamento da taxa para a impressão da 2ª via da carteira de identidade.
O RG só será impresso, após a certificação do pagamento realizado pelo usuário. A carteira só será impressa após a confirmação do pagamento da taxa que custa R$ 32,86.
2ª Via do CPF
A segunda via do documento pode ser emitida sem sair de casa. Confira abaixo os procedimento:
Para quem não declara IR – É preciso acessar a página da Receita Federal e clicar em ‘Meu CPF’, em seguida, clicar em ‘Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF’. Abre uma tela para preencher os dados (CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da Mãe e Título de Eleitor). Você será encaminhado para a página seguinte onde já será possível visualizar o comprovante e imprimir o documento
Para quem declara IR – A segunda via do CPF pode ser emitida pelo portal eCac. Para fazer login é necessário ter o código de acesso ou cadastro no gov.br
2ª Via da CNH
A segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser solicitada através de agendamento nas Centrais Já!, na sede do Detran, em Maceió ou nas CIRETRAN´s, no interior do estado.
É necessário os seguintes documentos:
Documento oficial com foto (Carteira de Identidade Civil; Carteira expedida pelos Comandos Militares; Certificado de Reservista ou dispensa de Corporação; Carteira de Órgãos de Classe e Fiscalizadores de exercício profissional; Passaporte Brasileiro)
CPF;
Comprovante de residência/Termo de Responsabilidade conforme portaria Nº 209/2013.
É necessário efetuar o pagamento da guia de recolhimento no agente arrecadador autorizado, conforme informado na guia, no valor de R$165,73.
🚘 Clique aqui e acesse o site do Detran-AL
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