Um dia após grupo queimar ônibus em Piracicaba, linha opera com trajeto alternativo


Linha de ônibus foi suspensa após o crime e retomada doze horas depois no mesmo dia, mas nesta quarta-feira (18) ela deixou de passar na principal avenida do Monte Líbano. Incêndio ocorreu após morte de homem em confronto com a Polícia Militar. Após ônibus ser queimado em Piracicaba, moradores reclamam de problemas com transporte
Um dia após um grupo atear fogo em um ônibus do transporte público de Piracicaba (SP), a linha afetada opera com um trajeto alternativo. O veículo queimado segue na Avenida Thales Castanho de Andrade, no Monte Líbano, nesta quinta-feira (18).
📲 Acesse a nova comunidade do g1 Piracicaba e fique por dentro das notícias da região
O crime aconteceu na madrugada de quarta-feira (17). Na manhã desta quinta, moradores do bairro tiveram dificuldades para acessar o transporte coletivo porque, com o caminho alternativo, a linha deixou de passar na principal via do bairro e passou a fazer o trajeto alternativo pelas ruas João Gimenez e Dona Estela.
A atendente de posto de saúde Felícia Orsalino da Silva uma das prejudicadas. Chegou no ponto de ônibus da Thales Castanho de Andrade por volta das 6h, mas não conseguiu pegar o ônibus para o trabalho.
“Eu achei que ia passar hoje de manhã, às 6h20, que é a hora que ele costuma passar, mas ele não passou. Então agora eu estou esperando um carro de aplicativo. Aqui no bairro tem subida só, então é complicado”, diz.
O Terminal Central não sou soube informar a apuração da EPTV, afiliada da TV Globo, por quanto tempo a linha deve percorrer o caminho alternativo.
CPFL
A CPFL Paulista informou, em nota, que equipes concluíram necessários na rede de distribuição local ainda na quarta-feira e que o fornecimento de energia está normalizado.
“Equipes concluíram ainda ontem, 17, os reparos necessários na rede de distribuição no local mencionado em Piracicaba. O fornecimento de energia está normalizado”, diz a companhia.
Linha volta a operar
A linha afetada voltou a operar por volta das 16h de quarta-feira, doze horas após o crime. Cerca de 700 pessoas na região que utilizam o transporte diariamente foram prejudicadas pela suspensão do transporte.
A ação ocorreu por volta das 4h10 de quarta-feira, quando um grupo teria parado o ônibus e pedido para que os passageiros e o motorista descessem. Então, atearam fogo no veículo.
O incêndio ocorreu após a morte de um homem que, segundo a PM, trocou tiros com policiais. A população teria ateado fogo no ônibus como forma de protesto e revolta pela morte do rapaz. Moradores do bairro afirmaram para a EPTV, afiliada da TV Globo, que não concordam com a versão que foi apresentada pela polícia.
Segundo a PM, a possível relação entre a morte e o incêndio vai depender de investigação da Polícia Civil.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido pelas chamas no coletivo. A fiação elétrica também foi danificada com as chamas, mas a concessionária responsável pela distribuição de energia já fez os reparos e todas as casas estão com energia.
A avenida ficou interditada e isolada durante toda a manhã, sendo liberada por volta do meio dia. A linha de ônibus 304 – Monte Líbano ficou inoperante até as 16h.
A ajudante de limpeza Fabiane Cristina conta que ela e outros moradores sofrem com a falta de circulação do ônibus, precisando dar longas caminhadas.
“Aqui, muita gente depende de ônibus. Tanto que de manhã tinha bastante gente nos pontos sem saber que tinha queimado o ônibus”, explica.
Ônibus do transporte público é incendiado em Piracicaba
Retomada em caráter de urgência
Em nota, a Prefeitura de Piracicaba informou que, em situações como esta, para preservar a segurança do motorista e usuários, as autoridades de segurança orientaram a não operar no bairro onde tenha ocorrido o crime, tanto no dia do fato como no dia seguinte.
“Porém, como entendemos que a população usuária do transporte coletivo não pode ser prejudicada, o Depto de Transportes Públicos orientou a empresa TUPi que passe a operar normalmente a linha Monte Líbano com seus respectivos horários a partir do dia de amanhã (18) e hoje (17) em caráter de urgência na faixa horária das 16h as 19h30”, comunicou.
Ônibus do transporte público de Piracicaba é incendiado no Monte Líbano
Edijan Del Santo/EPTV
Suspeito atirou contra policial, diz PM
Em nota, a Polícia Militar do Estado de São Paulo informou recebeu chamado para ocorrência no cruzamento das Ruas Thales Castanho de Andrade e Ingá. A denúncia, segundo a PM, envolvia um suspeito que teria disparado contra a equipe policial.
“Os agentes, em resposta à agressão, revidaram. O suspeito já era conhecido por um dos policiais devido aos seus antecedentes criminais. Ao tentar abordar o indivíduo, este fugiu pela avenida e acabou adentrando em um córrego, seguido de perto por um dos policiais. Em certo momento, o suspeito apontou sua arma, um revólver Taurus calibre 32 com numeração suprimida, para o policial e efetuou um disparo. Em resposta, o policial revidou com sua arma de fogo. O suspeito foi atingido por um dos disparos e veio a óbito no local”, diz em nota.
O serviço de perícia e o serviço funerário foram acionados para atuar na cena do ocorrido. O médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado pelos próprios policiais envolvidos na ocorrência, constatou o óbito por volta da 0h45 desta quarta-feira.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.