Leões retirados da zona de guerra na Ucrânia vão para Inglaterra após operação de resgate


Animais traumatizados emocionam a internet e visitantes do novo Centro de Resgate de Leões de santuário a sudeste de Londres. Grande operação internacional de resgate durou quase um ano. Leões resgatados da guerra na Ucrânia se estabelecem na Inglaterra após grande operação internacional
Reprodução redes sociais – The Big Cat Sanctuary
Cinco leões encontrados perto da linha de frente na guerra da Ucrânia contra a invasão russa finalmente conseguiram se estabelecer num novo lar na Inglaterra, após uma grande operação internacional para trazê-los para a segurança, que durou dez meses.
O animais haviam sido negligenciados e abandonados por seus donos. Eles eram originalmente do comércio ilegal de animais de estimação e de vida selvagem e nenhum deles veio de zoológicos, segundo Cameron Whitnall, diretor administrativo do Big Cat Sanctuary, perto de Ashford, cerca de 50 milhas (80 quilômetros) a sudeste de Londres.
Confira imagens dos animais, ao serem soltos em santuário a sudeste de Londres
O leão africano macho Rori e as leoas Amani, Lira e Vanda chegaram em março ao Santuário de Grandes Felinos, após uma viagem de 12 horas por estrada e balsa de lares temporários em zoológicos e abrigos de animais na Bélgica. Elas se juntam à leoa Yuna, que chegou em agosto, no novo Centro de Resgate de Leões do santuário.
Entre os cinco leões traumatizados, estão uma leoa desnutrida que passou a vida confinada em um apartamento e outra que ficou tão em choque que mal conseguia andar.
Yuna foi mantida em uma pequena cela de tijolos e ficou em choque após destroços de mísseis caírem perto de seu recinto. Rori foi maltratada em um zoológico particular, enquanto a equipe do santuário acredita que os irmãos Amani e Lira foram criados para tirar fotos com turistas quando filhotes.
Vanda, mantida dentro de um apartamento, estava desnutrida e infestada de parasitas.
Whitnall diz que em seu novo lar Vanda, como os outros, pode “se tornar a leoa que ela merece ser”.
Os leões foram salvos pelo Wild Animals Rescue Center, administrado por Natalia Popova, uma mulher ucraniana que salvou centenas de animais de estimação abandonados e animais de zoológico desde a invasão em grande escala da Rússia em fevereiro de 2022.
Leões, tigres, leopardos, lobos, veados, macacos e muito mais passaram por seu abrigo, um estábulo de cavalos convertido perto de Kiev.
Centenas foram enviadas ao exterior para tratamento e recuperação. Whitnall estava determinada a trazer os cinco leões para a Grã-Bretanha, embora o santuário não tivesse onde colocá-los.
Uma campanha de arrecadação de fundos lançada em maio de 2024 arrecadou mais de 500.000 libras (US$ 650.000) para cobrir os custos de transporte, cuidados veterinários e construção de um novo lar para os gatos.
A equipe disse que eles estão se adaptando bem aos seus recintos, que foram projetados de acordo com as necessidades individuais de cada leão.
Yuna e Rori, que têm problemas de coordenação, têm ambientes suavemente paisagísticos onde não podem cair de uma altura, enquanto as irmãs Amani e Lira têm árvores para escalar. Vanda, a mais brincalhona e confiante dos leões, tem um recinto que inclui um recurso de água.
“Tenho certeza de que é uma jornada. Temos mais a fazer, mas eles estão levando tudo muito bem. Você já pode dizer que há uma melhora em seus cuidados e bem-estar e a maneira como eles se sentem sobre isso”, disse a curadora Briony Smith, que cuida dos animais.
Smith e Whitnall ainda estão conhecendo seus quatro novos pupilos. Eles já formaram um forte vínculo com Yuna, que nunca tinha pisado na grama até ser resgatada.
“Ela mal conseguia andar. Ela estava sofrendo de choque de granada e concussão. Ela estava tão gravemente mal que eles realmente iriam sacrificá-la. Mas conseguimos intervir e tirá-la da zona de guerra, e ela simplesmente deu saltos e saltos desde que chegou aqui no santuário. Estamos muito felizes com o progresso dela”, disse Whitnall, que gosta de alimentar Yuna com seu lanche favorito de coxas de frango cruas.
Como os animais estão sendo resgatados durante a guerra na Ucrânia
Dezenas de baleias serão sacrificadas após encalhe em massa na Austrália
Adicionar aos favoritos o Link permanente.