
Imagens mostram muita água jorrando na via, na altura do acesso à Rodovia Anhanguera. John Boyd Dunlop corta 90 bairros. Rompimento de adutora interdita trecho da John Boyd Dunlop
O rompimento de uma adutora, que interditou um trecho da Avenida John Boyd Dunlop, em Campinas (SP), travou o fluxo durante a manhã desta segunda-feira (14) na via, que é a maior da metrópole. O vazamento provocou congestionamento e transtornos para a população que precisou passar pelo local.
Com 15 quilômetros de extensão e 47 cruzamentos, a John Boyd Dunlop corta 90 bairros de Campinas, indo desde o balão da Vila Teixeira até a entrada dos bairros Parque Parque Valença e Santa Rosa, sendo importante via de ligação com o distrito do Campo Grande, o segundo mais populoso da metrópole, com 190 mil habitantes.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Imagens enviadas à EPTV, afiliada da TV Globo, mostram muita água jorrando na avenida, na altura do acesso à Rodovia Anhanguera (SP-330). O rompimento aconteceu na altura do Jardim Garcia, no sentido bairro.
“Virou um mar. John Boyd totalmente parada”, disse um telespectador que enviou um dos vídeos.
Vazamento na John Boyd Dunlop, em Campinas
Reprodução/EPTV
A assistente de RH Patrícia Chaves, que trabalha em uma escola na avenida, afirmou que estava chegando na unidade quando se assustou com o vazamento.
“Quando eu cruzei o pátio da escola, escutei um barulhão. O asfalto cedeu, começou a descer muito asfalto. Foi muita água mesmo. Eu levei um susto”, contou.
Já o assistente financeiro Matheus dos Anjos teve dificuldades de chegar ao trabalho por causa das interdições.
“Eu moro em Hortolândia, já pego trânsito normalmente, mas quando chegou perto, foi bem difícil chegar aqui. Cheguei por volta de 7h50 e costumo chegar 7h”, explicou.
Rompimento de adutora causou transtornos na Avenida John Boyd Dunlop, em Campinas
Reprodução/EPTV
O bloqueio foi feito no cruzamento da Rua Padre João Batista de Carvalho, mas, por volta de 7h45, a via foi liberada por agentes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Semáforos e a fiação elétrica também foram afetados.
O trecho ficou completamente alagado e testemunhas disseram que, no momento da abertura da cratera, o barulho ouvido foi semelhante ao de “explosões”.
A Sanasa informou que iniciou o procedimento de fechamento dos registros para conter o vazamento de água no local.
“Ainda não se tem um diagnóstico da causa do rompimento, pois isso nunca ocorre por uma única causa. Geralmente, acontece pela soma de fatores, como mudanças bruscas de temperatura, como as que têm se apresentado ultimamente: tempo quente durante o dia e frio à noite – com isso, a tubulação se expande e se contrai, ocasionando as rachaduras; desgaste natural do material; infiltração de água de chuva no solo; tráfego intenso e pesado de veículos na avenida”, diz o texto da nota da administração.
Rompimento de adutora provocou vazamento na John Boyd Dunlop, em Campinas, nesta segunda-feira
Reprodução/EPTV
Rompimento de adutora provocou congestionamento no entorno da Avenida John Boyd Dunlop
Edvaldo de Souza/EPTV
Rompimento de adutora causou trânsito na John Boyd Dunlop
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas