
Jean Claudio Abreu da Silva, de 30 anos, estava foragido da Justiça e, segundo a polícia, ele é responsável por ordenar queimas de ônibus na Capital. Traficante é preso em esconderijo no subsolo na casa dos pais em Vitória
Um traficante que figurava na lista dos 15 mais procurados de Vitória foi preso na manhã desta quinta-feira (17), após ser encontrado em um esconderijo na casa dos pais, na Capital. Segundo a polícia, Jean Claudio Abreu da Silva, de 30 anos, é responsável, entre outros crimes, por ordenar queimas de ônibus em retaliação a ações das forças de segurança.
Jean estava escondido atrás de um guarda-roupa em um quarto anexo à casa do pai dele, no subsolo. O suspeito estava foragido do sistema prisional desde 2023. As investigações começaram após denúncias recebidas.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
De acordo com o diretor de operações da Polícia Penal, Weleson Vieira, assim que o pai percebeu a presença da polícia nas imediações da casa, no bairro Bonfim, contou para o filho, que se escondeu atrás do guarda-roupa, em um canto onde o móvel bloqueava a visão dos policiais.
“Nós sabíamos que ele tinha passado a noite ali. Cercamos, então, os locais do entorno, mas ele estava atrás do guarda-roupa, em um canto que não dava para perceber. Insistimos e conseguimos localizá-lo. Ele não reagiu, foi encontrado um carregador com munições no quarto, mas nenhuma arma”, explicou Weleson.
Jean Claudio Abreu da Silva, de 30 anos, foi preso em esconderijo na casa dos pais em Vitória, Espírito Santo.
TV Gazeta
A polícia acreditava que havia uma arma no local, mas nenhuma foi encontrada. A prisão foi resultado de uma operação conjunta entre as polícias Penal e Militar.
Segundo dados disponíveis no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atualmente, Jean estava com um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo.
A Secretaria de Estado de Justiça informou que o suspeito tem registros de entradas e saídas do sistema prisional no período de 6 dezembro de 2013 a 18 de abril de 2023, data da evasão da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (unidade de regime semiaberto), pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, uso de documento falso e tráfico de drogas.
Jean Claudio Abreu da Silva, de 30 anos, foi preso em esconderijo na casa dos pais em Vitória, Espírito Santo.
Reprodução
LEIA TAMBÉM:
Alunos que tiveram dedo furado com agulha compartilhada em escola do ES repetem exames 30 dias depois
‘Navio fantasma’ denunciado até por contrabando de armas vai deixar o ES após 10 anos abandonado no mar
Psicóloga é esfaqueada por colega de república que ocupou um quarto e não quis pagar aluguel em Vitória
Gerenciava ações do tráfico
Segundo a Polícia Militar, Jean atuava como gerente dentro da estrutura da facção Primeiro Comando de Vitória (PCV) e era um dos responsáveis por orquestrar ordens que vêm do núcleo central do grupo criminoso, além de coordenar ataques como incêndios a ônibus na Capital.
Traficante Jean Claudio Abreu da Silva, de 30 anos, preso na casa do pai, em Vitória, coordenava queima de ônibus na capital. Espírito Santo
Cedoc/TV Gazeta
“Ele era responsável por operacionalizar ordens como destruição de patrimônio público e privado diante das atuações das forças policiais. Existe uma resistência às ações do Estado por essa facção. Na última grande ocorrência onde o Andinho foi neutralizado, tiveram ataques a ônibus. Então, são indivíduos como o Jean que vão repassar e operacionalizar essas ordens”, detalhou o tenente Moraes, da Polícia Militar.
O tenente reforçou ainda que atuações como a desta quinta-feira (17) são importantes para a polícia identificar e localizar os procurados mais influentes e perigosos da facção.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo