Pancadas de chuva e temporais: veja previsão do tempo para a região de Campinas no feriado de Páscoa


Há possibilidade de granizo em pontos localizados. Tempo instável deve continuar até sábado. Céu amanheceu nublado na RMC. Região tem chances de pancadas de chuva e temporais nesta sexta (18)
Yasmin Castro/g1
Com a aproximação de frente fria e entrada de umidade, a Região Metropolitana de Campinas (SP) pode ter pancadas de chuva e temporais localizados, com raios e trovoadas, nesta sexta-feira (18). O tempo instável deve continuar no sábado (19).
Também há possibilidade de ventos até 60km/h ou mais, além de granizo em pontos isolados, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri).
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Isso acontece por conta da formação de uma área de baixa pressão sobre o Atlântico, ao sul do Uruguai, associada à frente fria. Nesta sexta, o céu já amanheceu parcialmente nublado a nublado na região de Campinas. Confira a previsão para o feriado prolongado abaixo:
🌧 Sexta-feira (18): chuvas esperadas a partir da tarde, com chances de pancadas de chuva e temporais localmente e granizo em pontos isolados. Temperatura máxima prevista em 28°C.
🌧 Sábado (19), feriado da Paixão: chuvas mais leves e isoladas podem ocorrer durante a madrugada a começo da manhã. Chuvas mais intensas e volumosas, que podem vir na forma de pancadas e temporais, são esperados a partir do final da manhã e início da tarde. Ocasionais rajadas de vento também podem ocorrer. Temperaturas ficam entre 18 e 26°C.
🌦 Domingo de Páscoa (20): céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas e isoladas no período da tarde. As temperaturas ficam entre 18 e 26°C.
🌥 Segunda-feira (21): o dia amanhece com temperaturas em torno de 17°C, com predomínio céu com sol a parcialmente nublado e ventos moderados. A temperatura máxima deve ficar em 26°C.
Alerta de risco moderado
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) publicou um alerta para o risco moderado de desastres geo-hidrológicos na região de Campinas devido à possibilidade de pancadas ao longo do dia, que favorecem a ocorrência de novas enxurradas e alagamentos temporários de áreas urbanas.
Defesa Civil da metrópole orienta a população a buscar abrigo durante temporais e evitar passar por áreas alagadas. Além disso, é importante evitar ter contato com a água de enchente, pois pode estar contaminada e transmitir doenças. Veja como pedir ajuda:
Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;
Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito;
Ligue 193, dos Bombeiros, para situações de emergência;
Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.