
Inaugurações ocorreram em Bagre e Portel, nesta terça-feira, 22, com a presença do ministro da educação, Camilo Santana. Município de Portel, no Marajó
Augusto Miranda / Ag. Pará
Duas creches e uma quadra poliesportiva foram inauguradas nesta segunda-feira (22) nos municípios de Bagre e Portel, no arquipélago do Marajó, no Pará. Juntas, as unidades de ensino devem ofertar 440 vagas para a educação infantil.
As novas estruturas fazem parte de um programa do Governo Federal voltado à ampliação do acesso à educação básica e à promoção do esporte como ferramenta de inclusão social.
As creches têm como objetivo atender crianças de 0 a 5 anos de idade, contribuindo para o desenvolvimento educacional e social da primeira infância na região.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Em entrevista à TV Liberal, o ministro da Educação, Camilo Santana, que vai participar das inaugurações, destacou a importância das obras para a região.
“Para ter uma ideia, é muito simbólico o Marajó, porque lá tinha em torno de 130 obras paralisadas e inacabadas, 90 já foram reiniciadas e agora nós estamos começando a entregar essas obras que estavam paralisadas e inacabadas aqui”, disse.
O ministro destacou ainda que as escolas e as creches são de gestão municipal com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “As escolas são de gestão municipal, o apoio que o FNDE dá é na construção e claro, no financiamento através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), que são recursos repassados pelos estados e municípios”, explica.
Ainda segundo Camilo Santana houve um aumento no valor aluno ano, no Pará e no Brasil.
“Fizemos o aumento inclusive para escolas indígenas, escolas quilombolas. O Pará tem a quarta maior população de quilombolas do Brasil, sexta maior população de povos indígenas do Brasil, a gente aumentou os recursos para que a gente pudesse melhorar as condições de funcionamento dessas escolas no Brasil”, destacou.
Vídeos com as principais notícias do Pará