
Companhia não realizava transporte de passageiros no terminal desde 2020, quando alegou queda da demanda e demitiu funcionários. Latam também vai ampliar voos em outros estados. Avião Latam
Latam/Divulgação
A Latam Airlines vai retomar as operações no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), no segundo semestre deste ano. Os voos comerciais da companhia no terminal estavam suspensos desde 2020, quando alegou queda da demanda devido à pandemia da Covid-19.
A partir do dia 1º de agosto, a Latam oferecerá a rota Campinas-Brasília com 21 frequências semanais. O trecho será realizado por aeronaves da família Aribus 320, com capacidade para até 214 passageiros, de acordo com a companhia.
Outros estados
Além do interior de São Paulo, a Latam informou que passará a realizar voos na rota Parnaíba-Fortaleza. A operação deve começar em 13 de setembro, com duas a três frequências semanais, em aeronaves com capacidade para até 174 passageiros.
Também será realizada, a partir de agosto, a ampliação no volume de voos do aeroporto de Brasília para Belo Horizonte/Confins (aumento de 18 para 21 frequências semanais), Rio de Janeiro/Galeão (de 21 para 28 frequências semanais), Vitória (de 7 para 14 frequências semanais), Florianópolis (de 7 para 14 frequências semanais) e Goiânia (de 14 para 21 frequências semanais).
“Com estas novas bases e frequências em diferentes estados, reafirmamos o nosso compromisso de conectar cada vez mais pessoas e destinos, impulsionando o desenvolvimento econômico e o turismo em todo o país”, comenta Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
Operações em Campinas foram suspensas na pandemia
Em 2020, a Latam Airlines suspendeu a operação de voos de passageiros em Viracopos. À época, a companhia alegou a redução de demanda provocada pela pandemia da Covid-19 e informou que ao menos 34 funcionários – cerca de 40% da equipe – seriam demitidos.
As operações da Latam Cargo, braço da companhia na logística aérea de cargas, foram mantidas com cerca de 51 funcionários, incluindo profissionais do terminal de cargas e outras equipes do aeroporto. Antes da crise, a companhia já operava a rota Campinas-Brasília.
Em nota divulgada em junho daquele ano, a Latam informou que a retomada seria reavaliada “de acordo com a demanda e os desdobramentos da pandemia”. O retorno ocorre, por tanto, cinco anos depois.
Vista aérea do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas
Ricardo Lima/Divulgação
Tudo sobre Campinas e Região
Além do interior de São Paulo, s
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.