Cidade de Deus recebe pacote de obras de esgotamento sanitário


A obra irá contemplar mais de 50 vias do bairro e beneficiar cerca de 13,2 mil moradores da região. Obras de esgotamento sanitário
Divulgação
A Águas de Manaus está intensificando as obras de esgotamento sanitário na capital amazonense. O bairro Cidade de Deus, na zona norte da cidade, está dentro do cronograma da concessionária, que prevê a implantação de mais de 17,8 mil metros de rede coletora e 15 Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), responsáveis pelo bombeamento do esgoto até o tratamento final. As obras já estão em andamento, com equipes atuando diariamente no bairro.
“A chegada dos serviços de coleta e tratamento de esgoto significa mais saúde para esses moradores. Todo o esgoto coletado será levado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Prourbis. Lá, ele passará por tratamento adequado, para só então ser devolvido ao meio ambiente, da maneira adequada”, destaca o gerente de Engenharia da concessionária, Wendel Sousa.
Obras de esgotamento sanitário
Divulgação
Ao todo, mais de 50 vias, entre ruas, avenidas e becos, serão contempladas. A previsão é que os serviços no bairro sejam concluídos até o final do ano. Quando entrar em operação, o sistema beneficiará mais de 13,2 mil pessoas que vivem no local. Para que o sistema funcione perfeitamente, além das redes coletoras, também estão sendo construídas estações elevatórias – que são responsáveis por bombear o esgoto de áreas baixas para as partes mais altas do bairro, até que ele chegue ao destino: a estação de tratamento.
“Realizamos um estudo do bairro e, como ele possui muitos becos e ruas com ladeiras, verificamos a necessidade da construção de uma quantidade maior de elevatórias. De todas as estruturas que serão instaladas no bairro, duas dessas unidades serão de grande porte”, enfatiza o gerente.
Obras de esgotamento sanitário
Divulgação
Conscientização
Durante todo o período de execução das obras, equipes de conscientização da concessionária realizam visitas porta a porta para explicar aos moradores sobre o novo serviço que está sendo implantado, além de tirar dúvidas com relação ao cronograma, benefícios e como se interligar ao sistema.
Na ocasião os moradores também podem tirar dúvidas sobre as tarifas sociais Manauara e Tarifa 10. “Os moradores que já fazem parte das tarifas sociais da companhia são isentos do valor da ligação nova de esgoto. Esta é uma forma de incentivarmos a adesão ao sistema por meio da conexão e também de oferecermos os benefícios do serviço para esta população”, destaca a gerente de Responsabilidade Social, Simony Dias.
Obras de esgotamento sanitário
Divulgação
A estrutura que está sendo implantada tem como objetivo contribuir para melhorias significativas na vida das pessoas, como a qualidade de vida, a saúde, a valorização imobiliária, entre outros aspectos. Além desses benefícios, os serviços de coleta e tratamento de esgoto também podem colaborar com a recuperação dos igarapés da cidade. No entanto, para que todos tenham acesso a esses benefícios, é necessária a participação da população, por meio da conexão ao sistema.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.