Após dois dias, equipes controlam incêndio que atingiu Morro das Baleias em Jundiaí


Equipes do Corpo de Bombeiros e da Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí (GCM) trabalhavam no local desde a noite de sexta-feira (26). Área queimada é equivalente a 63 campos de futebol. Divisão Florestal usa drone para identificar e apagar focos de incêndio em Jundiaí
O incêndio que atingiu uma área de vegetação no Morro da Baleia, às margens da Rodovia Anhanguera (SP-330), em Jundiaí (SP), foi controlado neste domingo (28). Equipes do Corpo de Bombeiros e da Divisão Florestal da Guarda Municipal (GCM) trabalhavam no local desde a noite de sexta-feira (26).
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Durante o trabalho, um drone foi utilizado para identificar novos focos de incêndio no local. Com esse apoio, foi possível calcular a área queimada, que é equivalente a 63 campos de futebol.
Conforme apurado pela TV TEM, foram 450 mil metros quadrados queimados em frente ao terminal rodoviário do município (assista à reportagem acima).
O fogo havia sido controlado, mas houve aumento de focos no sábado (27), por conta do tempo seco e das altas temperaturas.
Incêndio no Morro da Baleia mobiliza Divisão Florestal em Jundiaí (SP)
Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
Segundo a Divisão Florestal, nos quatro primeiros meses de 2023, foram registradas quatro ocorrências em áreas verdes, de pastagem e de mata nativa. Já neste ano, foram seis ocorrências nos mesmos quatro primeiros meses.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, de sexta-feira (26) a domingo (28), 25 ocorrências de fogo em mato foram registradas no município. A média durante o período de estiagem – de maio até outubro – é de 600 atendimentos, cerca de quatro ocorrências por dia.
Algumas orientações são indicadas para evitar o início de um incêndio:
Não jogar bitucas de cigarro, pois podem atingir algum mato seco;
Não atear fogo para limpeza de terrenos;
Não soltar balões (crime ambiental).
Drone identifica focos de incêndio e ajuda a calcular área atingida pela queimada no Morro da Baleia em Jundiaí (SP)
Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.