Empresas de internet e bancos lideram reclamações dos consumidores ao Procon de Campinas; veja o ranking


Levantamento faz parte do relatório das atividades de 2023 e marca o Dia Nacional do Consumidor, celebrado nesta sexta-feira (15). Unidade do Procon, em Campinas
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
O Procon de Campinas (SP) divulgou o ranking das empresas que mais receberam reclamações dos consumidores em 2023. De acordo com o levantamento, as prestadoras de serviços de internet, TV e telefonia, além dos grupos bancários foram os principais alvos de insatisfação (confira os detalhes abaixo).
O levantamento faz parte de um relatório anual de atividades, que marca o Dia Nacional do Consumidor, celebrado nesta sexta-feira (15). No total, o órgão de defesa realizou 110.693 atendimentos durante o ano, entre presenciais, eletrônicos e telefônicos. O índice aponta uma retração de 2,8% em relação a 2022.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
👇 Confira abaixo o ranking das cinco empresas com mais reclamações:
Empresas que mais receberam reclamações em 2023
Em ambos os anos, as empresas de telefonia móvel, internet e TV ficaram na primeira posição do ranking. No entanto, houve uma mudança na sequência: em 2022, uma prestadora do mesmo segmento também ocupou o segundo lugar, que neste ano foi de um grupo bancário.
Ainda no ano retrasado, as posições seguintes foram ocupadas por bancos, na terceira e quarta colocação, e por uma empresa de telefonia na quinta. Dessa vez, uma empresa de energia elétrica subiu duas casas e chegou ao top 5.
O ranking de reclamações recebidas pelo Procon conta com 10 empresas, sendo que nas demais posições também aparecem empresas do comércio eletrônico. A relação completa pode ser conferida pela internet.
Motivo das reclamações
Entre os tipos de reclamações, o primeiro lugar ficou com o descumprimento de oferta, seguida por cobrança abusiva, vício de serviço, vício de produto, ausência de informações e prática comercial abusiva, conforme indica o relatório do Procon.
Essa classificação é feita de acordo com o artigo do Código do Consumidor (CDC) que a empresa descumpriu e no qual se baseou a reclamação.
Algumas mudanças foram verificadas nesse ranqueamento entre 2023 e 2022. O descumprimento de oferta, por exemplo, passou do segundo para o primeiro lugar e a cobrança abusiva foi do quarto para o segundo lugar.
O que dizem as empresas reclamadas?
O g1 pediu um posicionamento às cinco empresas que mais receberam reclamações. Veja abaixo o que elas disseram:
Grupo Bradesco – 2º lugar do ranking
“O Bradesco acompanha constantemente todas as manifestações e realiza um intenso trabalho no encaminhamento de soluções. Reduzir os índices de reclamação é um foco permanente do Banco. Os apontamentos são assistidos de perto pela Ouvidoria. O objetivo é oferecer qualidade no atendimento a todos os clientes. O Bradesco tem uma posição de respeito absoluto ao cliente e aos seus interesses”.
HSBC
“Como é de conhecimento público, o HSBC e suas subsidiárias foram vendidos ao Grupo Bradesco em 2016, incluindo todas as contas correntes, cartões, relacionamento de cliente e operações existentes na data da venda. Inclusive, todas essas entidades tiveram suas denominações sociais e marcas alteradas para o nome “Kirton” ou Bradesco”.
“Adicionalmente, o BANCO HSBC é uma instituição financeira independente do Grupo Bradesco, que iniciou suas atividades bancárias em 2016, sendo suas operações restritas a produtos e serviços focados no suporte a clientes corporativos/pessoas jurídicas, de modo que não possui qualquer relacionamento de cliente com qualquer pessoa física e, portanto, não possuindo nenhuma reclamação junto ao Procon”.
Vivo – 4º lugar do ranking
“A Vivo sempre teve como estratégia ter o cliente no centro de suas decisões e, por isso, a empresa busca desenvolver iniciativas para melhorar continuamente a forma como se relaciona com os clientes em todos os pontos de contato. A Vivo vem atuando de forma constante e assertiva para aumentar, cada vez mais, a resolutividade das demandas e a satisfação dos clientes. A companhia também trabalha com uma atuação direta junto aos importantes órgãos de defesa do consumidor, visando sempre um diálogo aberto e transparente”.
“Vale ressaltar, também, que a Vivo oferece aos clientes diversos canais de atendimento e a opção de escolha de acordo com o perfil ou necessidade de cada um. É possível ser atendido pelos canais digitais – app Vivo, redes sociais, WhatsApp ou Fale Conosco, no site – ou pelos canais tradicionais, como nossas lojas e a Central de Relacionamento, pelo *8486 ou no 10315. O cliente que ficar insatisfeito com a resposta recebida nesses canais ainda conta com a Ouvidoria da Vivo, através do número 0800 775 1212”.
CPFL – 5º lugar no ranking
“A CPFL Paulista atende a 536 mil clientes em Campinas”., tem como prioridade a qualidade e eficiência dos serviços prestados e entende a importância de garantir a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica, visando a satisfação e progresso socioeconômico da cidade
“Em 2023 a concessionária investiu R$ 150,3 milhões em obras e iniciativas de expansão, modernização, manutenção e atendimento ao cliente em Campinas, o que demonstra seu comprometimento em atender as necessidades dos consumidores e solucionar eventuais problemas de maneira eficiente”.
“A CPFL Paulista destaca que está à disposição de seus clientes 24 horas por dia, todos os dias da semana, por meio de seus canais de atendimento: call center (0800 010 1010), www.cpfl.com.br, App “CPFL Energia”, WhatsApp (19) 99908-8888 e SMS 27351. Além disso, a concessionária possui três agências próprias, para receber os clientes que optam pelo atendimento presencial”.
“A CPFL Paulista também enfatiza que, por meio de seus representantes locais, está sempre à disposição do Procon Campinas e dos demais órgãos públicos municipais para buscar cada vez mais formas de identificar oportunidades de melhoria e aprimorar a experiência de seus clientes na cidade”.
Outras empresas
Claro e Itaú também foram procuradas, mas não responderam até a publicação da reportagem.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.