O Globo Comunidade deste domingo (17) mostrou hoje iniciativas de incentivo à leitura e cultura. Um deles, a Biblioteca Casa Amarela, amplia horizontes para os moradores de Anchieta, na Zona Norte, através do empréstimo gratuito de livros.
“Nosso objetivo principal foi mostrar as potências de Anchieta, e colocar Anchieta num lugar de destaque pelas coisas boas. A gente funciona de segunda a sábado, com empréstimo gratuito de livros, oficinas, projetos, tudo para que os moradores possam ter acesso à biblioteca”, disse Pedro Gerolimich, responsável pelo projeto.
O projeto Biblioteca Inflável, que circula por diversos bairros da Zona Norte, empresta livros que devem circular entre amigos, colegas e parentes como forma de incentivo à leitura.
O Pietro Melo, de 13 anos, contou que decidiu virar jornalista graças à biblioteca.
“Por meio da biblioteca, eu tive acesso a cultura, à leitura, pessoas importantes, conversar com o povo anchietense. A leitura transformou a mina vida”, pontou.
O autor Bruno Black também decidiu transformar a própria sala em um espaço de leitura e criação para jovens escritores periféricos. “Uma vez por mês, eu reúno escritores de dentro e de fora da comunidade. Nós ficamos cinco horas juntos, produzindo coisas”, explicou ele.
Torre verde na Rocinha
‘Torre Verde’ ensina alimentação saudável e sustentabilidade para crianças na Rocinha
Na Rocinha, um projeto de uma Torre Verde mistura sustentabilidade, alimentação, proteção ao meio ambiente e uso de energia limpa. Os principais beneficiados são os alunos de escolas públicas da região.
A torre tem 12 metros de altura e quatro andares, com temperos, legumes e verduras irrigados com água limpa e uso de placas solares para gerar energia. Os idealizadores dizem que essa é a primeira Torre Verde do Brasil.
Doceira ensina a fazer ovos de chocolate para a Páscoa