Elevador Lacerda, em Salvador, terá novo horário de funcionamento a partir de segunda-feira


De acordo com a prefeitura municipal, responsável pelo equipamento, a medida foi adotada por causa do fim da alta temporada. Elevador Lacerda, em Salvador
Lucas Moura/Secom PMS
O Elevador Lacerda, tradicional meio de transporte e um dos principais pontos turísticos de Salvador, vai operar com novos horários a partir de segunda-feira (18).
📱 NOTÍCIAS: Faça parte do canal do g1 Bahia no WhatsApp
De acordo com a prefeitura municipal, responsável pelo equipamento, a medida foi adotada por causa do fim da alta temporada, em março, que ocasiona uma redução no fluxo de passageiros.
A partir de segunda, o ascensor abrirá de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h, e das 7h às 22h aos sábados, domingos e feriados. A entrada é gratuita, enquanto as obras de requalificação do elevador estiverem em andamento [Veja detalhes abaixo].
Por causa das intervenções, duas das quatro cabines estão em funcionamento. O equipamento transporta, em média, 7 mil passageiros por dia na baixa temporada, conforme a prefeitura, e a “viagem” que separa a Cidade Alta da Baixa dura apenas 30 segundos, em média.
Da Praça Cayru, no Comércio, turistas e baianos podem acessar o elevador pela parte de baixo. Já da Praça da Sé, na parte superior, é possível ver uma das paisagens mais bonitas da capital baiana, com a baía de Todos-os-Santos, o Mercado Modelo e o Forte de São Marcelo ao fundo.
Quiz: você sabe tudo sobre o Elevador Lacerda? Teste seus conhecimentos
História
Elevador Lacerda à época da inauguração, em dezembro de 1873
Divilgação/Secom
Fundado há 150 anos e com obra iniciada em 1869, o cartão-postal já foi considerado o mais alto elevador urbano do mundo e é o primeiro edifício público modernista no Brasil. Devido à importância, o ascensor foi tombado como patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 7 de dezembro de 2006.
Concebido pelo engenheiro Antônio de Lacerda e construído pelo irmão Augusto de Lacerda, o equipamento inicialmente foi denominado Elevador Hidráulico da Conceição. Isso porque o maquinário contava com uma bomba a óleo movida originalmente por uma máquina a vapor para fazer o transporte de pessoas entre 63 metros de altura.
O nome Lacerda – em homenagem ao idealizador – foi concretizado em 1896. Em 1906, o sistema foi modificado para tração elétrica e, 21 anos depois, a Companhia Linha Circular de Carris da Bahia, empresa concessionária do elevador, passou a ser controlada pela General Eletric. Com isso, uma nova mudança foi realizada: a ampliação do equipamento com a construção de uma nova torre de 73,5m, mais duas cabines e ponte superior de acesso.
Obras de requalificação
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.