Médico estava no comando da pasta desde junho de 2021 e foi o quinto secretário à frente da saúde durante a gestão do governador Wilson Lima. Anoar Samad
Josney Benevenuto/Rede Amazônica
O médico Anoar Samad pediu exoneração do cargo de secretário de Saúde do Amazonas nesta terça-feira (19). No pedido, Samad alegou motivos particulares para deixar a pasta, e teve a solicitação aceita pelo governo.
Anoar Samad assumiu a pasta em junho de 2021 e foi o quinto secretário à frente da Saúde na gestão do governador Wilson Lima.
A carta de demissão foi entregue ao governador, que aceitou o pedido.
“O governador Wilson Lima agradece ao médico pelo importante serviço prestado ao longo dos dois anos e nove meses em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM)”, disse o Governo do Amazonas por meio de nota.
Quem assume a pasta, a partir de agora, é Nayara Maksoud, enfermeira de carreira dos quadros da SES-AM desde 2005. Nayara atuou, entre outros cargos,como secretária executiva adjunta de política de saúde entre 2019 e 2022, foi diretora do Hospital Francisca Mendes até julho de 2023 e, até ontem, respondia como coordenadora do Complexo Regulador do Amazonas.
A nova secretária tem como missão dar continuidade ao trabalho de fortalecimento e modernização da rede estadual de Saúde que tem sido realizado desde 2019, com a ampliação dos serviços de média e alta complexidade ofertados à população, tanto da capital, quanto do interior do estado, garantindo o direito à Saúde de qualidade.
Histórico
Casado e pai de dois filhos, o médico Anoar Samad possui quase 30 anos de experiência na área de saúde, com reconhecimento nacional e internacional pela sua atuação na especialidade de urologia no Amazonas.
Nascido em Belo Horizonte, Samad vive em Manaus desde os 12 anos. Formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), fez residência em urologia e cursou especializações na área na Espanha, Bélgica e Estados Unidos.
O médico também já foi professor nos cursos de medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e também atuou por 16 anos como especialista na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), tendo exercido o cargo de diretor de ensino e pesquisa na fundação.
Como secretário, Anoar Samad foi responsável por conduzir a implantação de importantes serviços como as primeiras UTIs instaladas no interior; a realização de transplantes renais e de implantes coclear, além da entrega de novos Caics +Especialidades.
Vídeos mais assistidos do Amazonas