Número de pacientes que fazem hemodiálise em Piracicaba cresce 560% em dois anos


Em 2021, 10 pessoas estavam sob tratamento na cidade. Número saltou para 66 em 2023; até março de 2024 já são 18 atendimentos. Aumento também é observado na DRS X. Centro de Hemodiálise da Santa Casa de Piracicaba
Ronaldo Oliveira/EPTV
O número de pacientes que fazem tratamento de hemodiálise em Piracicaba (SP) cresceu 560% em dois anos: de dez pacientes que faziam o procedimento na cidade em 2021, o número saltou para 66 em 2023. Os dados são da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.
Segundo a pasta estadual, em 2024, até o dia 14 de março, data em que foi comemorado o Dia Mundial do Rim, 18 pacientes fazem o tratamento na cidade — um aumento de 80% em relação à 2021.
O que é hemodiálise? 🩺
A hemodiálise, segundo o Ministério da Saúde, é o procedimento no qual uma máquina limpa e filtra o sangue, fazendo parte do trabalho que um rim doente não consegue fazer. Esse procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e líquidos, controla a pressão arterial e ajuda o organismo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e a creatinina. O tratamento é indicado para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves.
📲 Acesse a nova comunidade do g1 Piracicaba e fique por dentro das notícias da região
Atualmente, a Santa Casa de Piracicaba atende 203 pacientes em tratamento de hemodiálise e 68 pacientes em tratamento de diálise peritoneal — a diálise é feita em domicílio; confira a explicação completa mais abaixo no texto.
“É muito importante o diagnóstico precoce da doença renal para que ela possa ser controlada, para que o paciente tenha mais tempo antes de ir pra dependência de uma terapia renal substitutiva”, afirma a enfermeira coordenadora da Hemodiálise da Santa Casa de Piracicaba Mileni Mussato.
LEIA TAMBÉM
HFC de Piracicaba recebe novos equipamentos e amplia atendimento para hemodiálise
📈Aumento na DRS X
Em dois anos também houve aumento quando considerada a área do Departamento Regional de Saúde de Piracicaba, a DRS X, composta por 26 cidades — 15 delas fazem parte da área de cobertura do g1 Piracicaba: Águas de São Pedro (SP), Capivari (SP), Charqueada (SP), Cordeirópolis (SP), Elias Fausto (SP), Engenheiro Coelho (SP), Ipeúna (SP), Iracemápolis (SP), Limeira (SP), Mombuca (SP), Piracicaba (SP), Rafard (SP), Rio das Pedras (SP), Saltinho (SP) e São Pedro (SP).
Em 2021, 57 pacientes eram atendidos na DRS X. Em 2023, 204 pessoas faziam hemodiálise na região. O crescimento é de 257,8%.
No entanto, em relação aos dados da DRS, o pico no número de pacientes sob tratamento foi em 2022, quando 276 pessoas realizaram a hemodiálise na região. Portanto, de 2022 para 2023 houve queda de 26% no número de atendimentos.
Segundo a secretaria estadual de saúde, em 2024, 70 pessoas estão sob tratamento na região, 22,8% a mais que em 2021. O número também representa 34,3% do total de atendimentos realizados no ano passado.
Veja no gráfico abaixo o crescimento no número de pacientes que fazem hemodiálise na região de Piracicaba. ⬇️👇

Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informou que as vagas do Sistema Único de Saúde (SUS) são ofertadas nos sete serviços disponíveis aos pacientes da região, por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross).
Atualmente, o município de Piracicaba conta com 2 prestadores de serviços, disponibilizando 40 máquinas para atender aos pacientes do SUS.
Ainda conforme o Estado, todas as vagas para a realização de hemodiálise estão preenchidas e 11 pacientes da região estão na fila de espera pelo procedimento. Destes, dois moram na metrópole e 22 munícipes fazem o tratamento em outras cidades da região.
Aparelho de diálise peritoneal utilizado em quem tem doença renal crônica
Divulgação
Diálise peritoneal
Quando é considerada a diálise peritoneal também há um aumento expressivo, de 371.4%, no número de pacientes atendidos em Piracicaba em dois anos.
A diálise peritoneal é uma opção de tratamento na qual o processo ocorre dentro do corpo do paciente, com auxílio de um filtro natural como substituto da função renal, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia. Esse filtro se chama peritônio e consiste em uma membrana porosa e semipermeável que reveste os principais órgãos abdominais. O espaço entre os órgãos é a cavidade peritoneal, onde um líquido de diálise é posto e drenado por um cateter. O tratamento também é indicado para pacientes com insuficiência renal ou crônica graves a depender da análise do nefrologista. 🩺🤓
Em 2021, sete pacientes eram atendidos na metrópole. Já em 2022, o número saltou para 33 e se manteve no ano passado.
Na área da DRS, o aumento foi de 442.8%. Inicialmente, 7 pacientes eram atendidos na região. Em 2022, 35 e, no ano passado, 38. Segundo a secretaria estadual de saúde, cinco pacientes estão sob tratamento na região em 2024 — todos em Piracicaba.
Hábitos saudáveis são fundamentais para a saúde dos rins
Reprodução/Redes sociais
🧑‍⚕️Cuidados com os rins
Os rins são órgãos que desempenham diversas funções vitais como a filtragem do sangue, o controle do equilíbrio de líquidos e eletrólitos e a regulação da pressão arterial. Segundo Mileni, coordenadora do setor de hemodiálise da Santa Casa de Piracicaba, as doenças que mais acometem a perda da função renal são diabetes, hipertensão e as doenças cardiovasculares.
“Você, paciente, que faz acompanhamento e que não faz acompanhamento, uma vez por ano faça um check-up. Vá ao seu médico e peça um exame de urina e creatinina para avaliação da função renal”, orienta Mileni.
Ela também reforça que alguns cuidados podem ajudar a manter a saúde dos rins, como:
Beber água suficiente
Manter uma dieta equilibrada com baixo teor de sódio, açúcar e gorduras saturadas
Praticar exercício físico regularmente
Evitar o consumo de álcool
Não fumar
Controlar condições médicas como diabetes e pressão arterial elevada
Realizar exames de rotina para verificar a função renal
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.