Polícia Federal indiciou ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 16 pessoas por esquema que falsificava certificados de vacinas contra covid-19. Ex-presidente Jair Bolsonaro na frente de sua casa antes de depor à Polícia Federal em Brasília em fevereiro de 2024
REUTERS/Adriano Machado/File Photo
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 16 pessoas foram indiciadas nesta segunda-feira (18) pela Polícia Federal na investigação que apura um suposto esquema de falsificação de vacinas.
Bolsonaro indiciado: os próximos passos na investigação
Veja o que dizem as defesas de Bolsonaro e demais indiciados
Segundo as investigações, um grupo ligado ao ex-presidente inseriu informações falsas de vacinação contra Covid-19 no ConecteSUS para obter vantagens ilícitas.
A fraude teria começado com o esforço que Mauro Cid fez para conseguir forjar o cartão de vacinação de sua mulher, Gabriela Santiago Cid. Ele acionou três pessoas para finalmente conseguir forjar os dados no ConectSUS por meio do sistema da cidade de Duque de Caxias (RS), diz a Polícia Federal.
Foi na mesma cidade em que Mauro Cid realizou a falsificação dos dados de vacinação de Jair Bolsonaro e de sua filha. O esquema contou com o auxílio de servidores públicos municipais.
Veja no infográfico abaixo quem é quem e como foi feita a fraude de vacinação.
Veja o esquema de falsificação de vacinação da esposa de Mauro Cid, segundo a PF
Arte/g1
Veja como foi esquema de fraude de vacinação de Bolsonaro, segundo a PF
Arte/g1
Indiciados pela Polícia Federal por fraude em vacinações de Bolsonaro e entorno
Arte/g1
Dados forjados
De acordo com o inquérito, foram forjados dados de vacinação de pelo menos sete pessoas:
o ex-presidente Jair Bolsonaro;
a filha de Bolsonaro, hoje com 13 anos (à época, com 12);
Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;
a mulher e as três filhas de Mauro Cid.
A PF identificou que os dados falsos foram inseridos poucos dias antes de Bolsonaro viajar aos Estados Unidos, em dezembro de 2022 – último mês de mandato como presidente. Naquele momento, os EUA exigiam comprovante de vacinação para admitir a entrada de estrangeiros.
O indiciamento é um dos diversos passos entre a suspeita de uma irregularidade e a eventual condenação dos responsáveis, ao fim do processo.
‘Vou tomar, não falsifica, por favor’, pede filha a investigado por fraude em cartões de vacina, que responde: ‘Você é muito corajosa’
Bolsonaro e mais 16 são indicados por fraude no cartão da vacina contra a Covid; VÍDEO:
Bolsonaro e mais 16 são indicados por fraude no cartão da vacina contra a Covid