Governo de MG recolhe cartazes de professores em evento com ministro da Educação: ‘Pode fazer manifestação lá fora’; VÍDEO


Gabinete Militar do Governador (GMG) recolheu cartazes levados pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) a evento de lançamento do programa Pé-de-Meia em BH. Gabinete Militar do Governador recolhe cartazes de sindicato dos professores em MG
O Gabinete Militar do Governador (GMG) recolheu cartazes de protesto levados por representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) ao evento de lançamento do programa Pé-de-Meia, realizado em Belo Horizonte nesta terça-feira (19).
Um vídeo publicado nas redes sociais do Sind-UTE mostra um membro do GMG revistando a bolsa da coordenadora-geral do sindicato, Denise Romano. Ela pergunta: “Vocês vão recolher meu cartaz?”. E o homem responde: “A senhora pode fazer a manifestação lá fora, aqui não é permitido” (veja acima).
“Na entrada do evento, minha bolsa já tinha sido revistada. Eu estava com 20 cartazes que falavam do valor do piso nacional, o agente viu e me deixou entrar, não falou nada. Quando sentei e estava aguardando o evento começar, veio um capitão do Gabinete Militar do Governador e recolheu os cartazes, com a justificativa de que eles poderiam gerar risco para o evento”, disse Denise ao g1.
Os cartazes diziam: “Piso salarial da educação de R$ 4.580,57 é direito nosso, é dever do governo!”. Segundo a coordenadora-geral do Sind-UTE, o valor, referente ao piso nacional do magistério definido pelo Ministério da Educação (MEC) para 2024, não é pago em Minas Gerais.
Modelo de cartaz do Sind-UTE recolhido em evento em Belo Horizonte
Sind-UTE/ Divulgação
Ainda de acordo com Denise Romano, cartazes de outros movimentos não foram recolhidos.
“Eu me senti extremamente desrespeitada e agredida, como mulher e professora. Eu não estava lá representando a mim mesma, estava representando todos os trabalhadores da educação de Minas Gerais”, afirmou.
Em nota, o governo de Minas afirmou que “em todos os eventos em ambientes fechados com a presença do Governador do Estado e de outras autoridades, o uso de cartazes e faixas não é permitido por questões de segurança”.
“Todos os presentes foram informados, na entrada do referido evento, sobre as regras de participação. No caso de descumprimento das normas, como é a situação relatada no vídeo, o Gabinete Militar do Governador (GMG) atua para garantir a segurança de todos”.
O g1 perguntou ao estado sobre o piso salarial dos professores e aguarda retorno.
Pé-de-Meia
O evento de lançamento do programa federal Pé-de-Meia em Minas Gerais foi realizado na Cidade Administrativa, sede do governo mineiro, com a presença do governador Romeu Zema (Novo) e do ministro da Educação, Camilo Santana.
A iniciativa consiste em um incentivo financeiro para estudantes de baixa renda do ensino médio público. O governo vai pagar até R$ 9,2 mil para os alunos que concluírem os estudos.
Em Minas Gerais, a estimativa é que o programa beneficie cerca de 190 mil jovens.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.