Estátua de Betinho será inaugurada nesta quinta-feira; veja imagens do projeto


Estátua em homenagem ao sociólogo, que mobilizou o país inteiro na luta contra a fome, será inaugurada em Botafogo, na Zona Sul Processo de criação da estátua de Betinho, baseado em fotos
Edgar Duvivier/Arquivo pessoal
A estátua em homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, será inaugurada na próxima quinta-feira (21) na Praia de Botafogo, na Zona Sul.
O sociólogo, que morreu em 1997, é o fundador da Ação da Cidadania, que já distribuiu 55 mil quilos de alimentos para 26 milhões de pessoas em todo o Brasil. A ONG também é responsável pelo Natal Sem Fome, a maior campanha de arrecadação solidária da América Latina, e pela Emergências, que leva donativos e mantimentos para vítimas de catástrofes e desastres naturais.
A iniciativa da estátua, feita pelo artista Edgar Duvivier, é uma parceira entre a Ação da Cidadania, AfroReggae e Secretaria Especial de Juventude Carioca.
Nascido em Bocaiúva (MG) Betinho viveu no bairro de Botafogo durante vários anos até o fim da vida. Além de ter se notabilizado pelo ativistmo na luta contra a fome, ele foi um dos fundadores Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, e também lutou pela redemocratização do país durante a Ditadura Militar – sendo obrigado a se exilar entre 1971 e 1979.
Projeto da estátua de Betinho, criada pelo artista Edgard Duvivier, faz referência à fábula do beija-flor
Divulgação/ Ação da Cidadania
Fábula do Beija-flor
A escultura faz uma releitura da fábula do “Beija-Flor”, que ficou conhecida na década de 1990 na voz de Betinho e ainda hoje segue no imaginário do povo brasileiro, mesmo entre os mais jovens.
Na parábola, o pássaro é questionado por outro animal como ele poderia combater um incêndio na floresta levando somente água no bico. Ele então responde que sozinho não conseguiria apagar as chamas, mas se cada animal fizesse a sua parte, o fogo iria cessar.
“Sei que não vou conseguir apagar esse incêndio sozinho, estou apenas fazendo a minha parte”, costumava dizer Betinho, que convocou o país inteiro a assumir um papel ativo no combate à fome, no movimento nacional que deu origem à Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida.
A inauguração na próxima quinta-feira, a partir das 9h, perto da churrascaria Fogo de Chão. O Evento contará com a presença de autoridades, familiares e amigos do ativista, do fundador do AfroReggae e idealizador do projeto José Júnior, do prefeito do Rio Eduardo Paes, e do secretário especial da Juventude Carioca Salvino Oliveira, que viabilizou junto à prefeitura a autorização para a instalação do monumento, que foi patrocinado pela Brahma.
Além de ter sido o bairro onde Betinho morou até o fim da vida, Botafogo também abrigou o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), hoje instalado no mesmo endereço da Ação da Cidadania, no bairro da Gamboa. No atual espaço também funciona outra entidade criada por ele em 1987: a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA).
Reconhecido internacionalmente por sua incansável luta pela transformação social, Betinho morreu vítima da Aids em 1997, aos 61 anos. No entanto, para o secretário especial de Juventude Carioca, o legado do irmão do Henfil permanece mais vivo do que nunca.
“É de extrema importância que as novas e futuras gerações conheçam o trabalho, a luta e a importância do Betinho para o Brasil. Os jovens precisam se espelhar em homens como ele, que jamais abandonou suas causas em defesa de quem mais precisa. Uma luta que começa na ditadura, pela volta da democracia, e depois segue no combate à pobreza, à desigualdade social e à maior mazela da nossa sociedade: a fome”, conclui Salvino Oliveira.
A trajetória de Betinho pode ser vista na série Betinho: no Fio da Navalha, produzida pela AfroReggae Audiovisual, em parceria com a Formata Produções e Conteúdo e o Globoplay. A obra, inclusive, foi recentemente selecionada para o Festival Internacional de Séries de Cannes, sendo a única produção brasileira escolhida para a premiação, marcada para o mês que vem.
Quem quiser doar para a Ação da Cidadania, deve acessar o site.
Estátua de Betinho será inaugurada quinta-feira em Botafogo; imagem segura um beija-flor, em referência à fábula que era citada pelo sociólogo
Divulgação
Foto de Herbert de Souza, o Betinho
CÉLIO JR./ESTADÃO CONTEÚDO
Adicionar aos favoritos o Link permanente.