Menino de 9 anos e menina de 7 anos estão na UTI de hospital em Santa Maria. Crianças perderam a mãe e três irmãs. Polícia investiga possibilidade de vazamento de gás. Gerador de energia que era mantido do lado de fora da casa, estava no interior da residência, segundo polícia
Polícia Civil/Divulgação
O homem que sobreviveu a um suposto vazamento de gás de um gerador elétrico em Vacaria, na Serra do RS, disse em depoimento à Polícia Civil nesta quarta-feira (20) que, no dia do incidente, a família havia adormecido sem lembrar de desligar um gerador, que estava dentro da residência. Uma mulher e três de suas filhas morreram após o caso, que aconteceu em 10 de março.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O sobrevivente é Maique Santos da Silva, de 31 anos, companheiro de Cíntia Moraes da Costa, de 36 anos, vítima do suposto vazamento.
Ele contou ao delegado Anderson Silveira de Lima que a família tinha o hábito de ligar o gerador dentro de casa, mas que sempre desligava o equipamento após algum tempo de uso. A família morava em uma casa que não tinha abastecimento de energia elétrica, e por isso, usava o gerador, conforme informaram testemunhas à investigação.
De acordo com exames preliminares, a causa da morte das quatro vítimas é intoxicação por monóxido de carbono, segundo a Polícia Civil. O laudo que vai confirmar o que provocou os óbitos ainda está em elaboração pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP).
Maique foi ouvido dias após deixar a UTI do Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria. Ele, que chegou a ficar em estado gravíssimo após ser resgatado, teve evolução no quadro de saúde e recebeu alta na última segunda-feira (18).
Elias Kaleb Costa da Silva, de 9 anos, e Vitória Gabriele Costa da Silva, de 7 anos, ainda permanecem na UTI do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), na Região Central. As crianças foram retiradas da intubação, estão acordadas e se alimentando.
As vítimas são a mãe, Cíntia de Moraes Costa, de 36 anos, e as filhas dela Samara, de 3 anos, Cíntia Maria, de 11 anos, e Ana Júlia, de 15 anos.
Gerador elétrico é apontado como causa de tragédia em Vacaria
LEIA TAMBÉM
‘A gente só quer saber o que aconteceu’, diz prima de vítima
Quem eram mãe e 3 filhas que morreram em Vacaria
Investigação
De acordo com o delegado Anderson Silveira de Lima, responsável pelo caso, sete pessoas dormiam na casa. Por volta das 8h30 do dia 10 de março, uma pessoa foi até o local e encontrou a residência fechada e com forte cheiro de gás.
A Brigada Militar, o Samu e os Bombeiros foram até a casa. As vítimas e os sobreviventes foram encontrados dentro dos quartos do imóvel.
Casa onde onde a família foi encontrada desacordada em Vacaria
Reprodução/RBS TV
De acordo com a polícia, os sobreviventes informaram que um gerador de energia, que era mantido do lado de fora da casa, estava no interior da casa na última noite.
“Depoimentos colhidos pela Polícia Civil confirmam que o gerador ficou ligado durante a madrugada. A perícia, pelo Departamento de Criminalística, e os exames de necropsia serão fundamentais para compreensão do acontecido”, explica o delegado.
Cíntia de Moraes Costa, de 36 anos, vítima de acidente com gerador em Vacaria
Arquivo pessoal
VÍDEOS: Tudo sobre o RS