Soma de verão e onda de calor faz consumo de energia elétrica crescer até 12% na região


Dados da concessionária apontam aumento na demana na primeira quinzena de março; de acordo com o Cepagri, verão na região de Campinas foi o mais quente desde 2014. Venda de ventiladores
Fábio Costa/O Liberal
A combinação do verão com dias ainda mais quentes por conta onda de calor aumentou o uso de ventiladores e ar-condicionado e fez o consumo de energia na região de Campinas (SP) crescer até 12% em março, segundo concessionárias que prestam o serviço.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Na área de CPFL Paulista, que atende Campinas (SP) e outros 34 municípios da região, o aumento na demanda foi de 6% na primeira quinzena de março.
Já na área atendida pela Elektro, que inclui as cidades deA rtur Nogueira (SP) e Mogi Guaçu (SP), o aumento foi de 12% no consumo de energia elétrica em março.
De acordo com o balanço do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, o verão na Região de Campinas foi o mais quente desde 2014.
A temperatura média ficou em 25,9ºC, 0,9ºC acima da média e a quarta maior marca da série histórica. O órgão afirmou que o período foi “atípicamente quente e seco”.
Termômetro de rua marca 41ºC durante onda de calor em Campinas (SP)
Gustavo Biano/EPTV
Outros reflexos da estação que terminou envolvem a queda no volume de chuvas. Segundo o Cepagri, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) registrou o segundo verão mais seco em 35 anos.
O acumulado de chuvas no trimestre (dezembro, janeiro e fevereiro) foi de 400 milímetros, 41% menor que a média para o período, de 683,6 milímetros.
O índice é o segundo menor desde 1989, quando o Cepagri iniciou as medições, e está abaixo apenas do verão de dezembro de 2013 a março de 2014, quando o acumulado de precipitação registrado foi de 251 milímetros, o que provocou, à época, a maior crise hídrica da história do país.
E o outono? 🍁
A expectativa para o próximo trimestre, segundo o Cepagri, é de que as temperaturas continuem altas, com elevação de 1º C, e as chuvas permaneçam abaixo da média.
No entanto, a partir de maio, a situação começa a mudar e os índices de temperatura começam a aumentar. Veja detalhes mês a mês.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região| em G1 / SP / Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.