Dados divulgados pela SRS de Montes Claros apontam que 48.454 casos de arboviroses causados pelo mosquito foram notificados nos 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte. Desse total, já foram confirmados 8.444 casos. Mutirão realizado em Montes Claros
Prefeitura de Montes Claros
Vinte e sete municípios do Norte de MG irão participar do segundo mutirão de limpeza “Minas Unida no Combate ao Mosquito Aedes”. A iniciativa, da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), reunirá 621 municípios de MG.
Dados divulgados pela Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros apontam que 48.454 casos de arboviroses causados pelo mosquito foram notificados nos 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte. Desse total, já foram confirmados 8.444 casos, sendo 8.308 casos dengue; 134 de chikungunya e dois casos de zika vírus. Quatro mortes por dengue já foram confirmadas, dois em Bocaiuva e dois em Buritizeiro, sendo que outros 20 estão em investigação.
“A adesão dos municípios à iniciativa da SES-MG possibilita reforçar a mobilização da população para a eliminação de focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti que, em sua grande maioria estão dentro de residências”, observa a referência técnica de mobilização da SRS de Montes Claros, Lilian Tararan.
Os municípios que participarão do mutirão são: Montes Claros, Juramento; Mato Verde; Salinas, Riacho dos Machados; Taiobeiras; Claro dos Poções; Janaúba; São João do Paraíso; Mirabela; Santa Cruz de Salinas; Matias Cardoso; Engenheiro Navarro; Porteirinha; Rio Pardo de Minas; Jequitaí; Cristália; Nova Porteirinha; Itacambira; Ninheira; Josenópolis; Indaiabira; Novorizonte; Grão Mogol; Curral de Dentro; Espinosa e Jaíba.
A população está sendo orientada a colocar os seguintes materiais na porta de casa: Pneus, baldes, latas, garrafas de vidro e de plástico, carcaças de tanquinhos, geladeiras, ferro-velho, caixas d`água em desuso, tambores, lonas, brinquedos, canos e copos descartáveis.
O primeiro mutirão foi realizado dia 23 de fevereiro e reuniu 519 municípios, sendo 35 da área de jurisdição da SRS de Montes Claros.
“Após o período chuvoso aliado a dias em que as temperaturas estão mais elevadas propicia ambiente favorável à proliferação do Aedes aegypti e, consequentemente, o risco de transmissão de doenças aumenta consideravelmente. Por esse motivo, a mobilização da população para a eliminação de focos do mosquito é de fundamental importância”, pontua a coordenadora de vigilância em saúde e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cieves) da SRS.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Mateial apreendido durante a operação
Polícia Civil
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.