Alerta de ‘chuva excessiva’ continua no Rio de Janeiro durante o final da semana


Previsão é de grandes acumulados, com chuva moderada a forte, durante este sábado (22) e o domingo (23). No estado de São Paulo, chuva deve ser menos intensa. Tempestades deixam Rio de Janeiro em alerta máximo
A previsão ainda indica fortes temporais no Sudeste ao longo deste final de semana. De acordo com a Climatempo, no estado do Rio de Janeiro, onde a frente fria já trouxe chuvas fortes, a previsão indica chuva moderada a forte até o domingo (24), com volumes que podem ultrapassar os 300 mm em algumas áreas.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informa que há 90% de probabilidade de a chuva considerada excessiva ocorrer sobre a Serra Fluminense, Zona da Mata Mineira, Grande Rio e regiões próximas de Belo Horizonte. No Sul do Espírito Santo e no Litoral Norte de São Paulo a chance é menor, mas também existe.
No estado, a Baixada Fluminense, a Costa Verde e região Serrana foram as regiões mais afetadas pelas chuvas nesta sexta-feira (22). Em Petrópolis, que acumulou mais de 220mm em 24 horas, houve deslizamentos e mortes. Com o solo encharcado, o risco de deslizamentos permanece nesses locais.
Já no litoral de São Paulo, os volumes de chuva ultrapassaram os 100 mm em 24 horas e a capital paulista enfrentou chuvas intensas na última sexta (22) devido à passagem da frente fria e ventos úmidos.
Mapa do Inmet mostra acumulados de chuva previstos para o sábado (23).
Inmet
Porém, neste final de semana, o tempo na capital paulista deve ficar nublado, com temperaturas mais baixas e chuvas fracas a qualquer momento, sem previsão de chuvas fortes.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Minas Gerais e no Espírito Santo, a chuva também deve provocar impactos por causa da permanência de um canal de umidade que se estende em boa parte do país.
O resultado disso são acumulados em áreas do Sul, da Zona da Mata mineira, no entorno de Belo Horizonte e em todo o Espírito Santo.
Já áreas no entorno do Centro-Oeste, Norte e Nordeste podem ter acumulados no entorno de 30 mm neste sábado.
VEJA COMO FICAM AS TEMPERATURAS NAS CAPITAIS:
Previsão de mínimas e máximas para este sábado (23).
Inmet
Temporais antes da frente fria
Os meteorologistas explicam que os grandes volumes de chuva esperados são consequência direta do calor registrado nos dias anteriores. Segundo a Climatempo, o choque da frente fria com a atmosfera aquecida contribui para a ocorrência de fortes temporais.
👉 Contextualização: a condição que antecede a frente fria é chamada de pré-frontal. Em geral, se caracteriza por um dia ainda de calor que, com a aproximação da frente fria, passa a ter nuvens carregadas, com potencial para fortes temporais.
Passada a condição pré-frontal, e com o avanço da frente fria, a tendência é de tempo mais instável e chuva persistente.
Alerta amarelo, laranja ou vermelho para chuva? Entenda o que significam as cores do Inmet
Alerta para o Rio de Janeiro
O Cemaden alerta que, com as fortes chuvas previstas, a situação deve ser mais preocupante no estado do Rio de Janeiro. A frente fria que vem se deslocando lentamente desde sexta continua fazendo seu caminho neste sábado (23), causando chuva em todas as regiões fluminenses.
De acordo com o coordenador de operações do Cemaden, Marcelo Seluchi, há a possibilidade de serem registrados mais de 200 milímetros de chuva no sábado, com grande potencial para provocar danos.
Todos o estado do Rio de Janeiro tem alto risco para deslizamentos e alagamentos neste sábado (23).
Cemaden
Para sábado, o Cemaden coloca como “muito alta” a possibilidade de inundações na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Região Serrana e norte fluminense. A Zona da Mata, em Minas Gerais, também pode registrar transtornos.
O risco também é igualmente elevado para deslizamentos de terra nessas regiões.
Destaques da previsão para SP, Rio e Sul do Brasil
▶️ Destaques para São Paulo, segundo a Climatempo:
Neste sábado (23), está prevista uma entrada constante de umidade que vai reforçar a instabilidade deixada pela frente fria.
Chuva constante ao longo desses dias vai gerar grandes acumulados pluviométricos.
São esperados acumulados médios de 100mm a 150mm, podendo chegar a 200mm pontualmente entre a Baixada Santista e o Litoral Norte.
Chuva continua no decorrer do domingo (24).
▶️ Destaques para o Rio de Janeiro, segundo a Climatempo:
No sábado (23), a frente fria seguirá em deslocamento lento sobre o Rio de Janeiro.
A previsão é de chuva frequente e persistente, por vezes forte. Por isso, há possibilidade de acumulados extremamente elevados, superando o volume médio de chuva para todo o mês de março em apenas 24 a 48 horas.
No domingo (24), a frente fria se afasta, a chuva diminui, mas não para o que pode agravar os problemas no estado.
Acumulados de chuva esperados (de 21 a 24 de março): entre 150 e 300mm em todo o estado.
Em algumas áreas, especialmente na Baixada Fluminense e na região serrana, os acumulados serão de 300 a 500 mm, podendo ultrapassar esses valores pontualmente.
▶️ Destaques para o Sul do Brasil, de acordo com o Climatempo:
A frente fria já está afastada da região. Há pouca chuva prevista, mas ventos moderados a fortes ainda são esperados.
Orientações para a população
▶️ Inmet e Cemaden deram algumas orientações prioritárias para a população das áreas que serão atingidas pelas tempestades:
Evitar deslocamentos desnecessários.
Ficar atento a alertas da defesa civil nas redes sociais e na internet.
Pelo Whatsapp (61) 2034-4611, é possível receber os alertas, além de orientações sobre o que fazer em casos de desastres.
Alertas pelo Telegram: @defesacivilbrbot.
Coordenador de operações do Cemaden fala sobre alerta de risco de deslizamentos, inundações e enxurradas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.