A floresta foi a primeira instituída no país, há 78 anos. Conheça a Floresta Nacional do Araripe, a primeira instituída no país, há 78 anos
O Globo Repórter desta sexta-feira (22) explorou a Flona – Floresta Nacional do Araripe, a primeira instituída no país, há 78 anos.
“Esse é o maior singletrack do Brasil. E, para mim, além de ser o maior é o mais bonito”, afirma Ernesto Rocha, fotógrafo e guia de turismo.
O Ernesto foi um dos primeiros a ter a ideia, nos anos 1980, de desbravar a floresta de bicicleta. Logo foi seguido por muitos.
“Aqui qualquer pessoa consegue vencer quilômetros e quilômetros porque é tudo plano e tem vários mirantes para contemplar. Agora, por outro lado, é um local que é um labirinto de trilhas. Você tem que entrar aqui com uma pessoa experiente que realmente conheça o local”, ressalta.
Conheça a Floresta Nacional do Araripe, a primeira instituída no país, há 78 anos
Reprodução/TV Globo
Aeroporto engolido pela mata
Conheça a área da Floresta Nacional do Araripe onde funcionou um aeroporto regional
O asfalto que corta a Floresta Nacional do Araripe é na verdade tudo o que sobrou de um aeroporto construído no local na década de 1950.
A pista de mais de um quilômetro e meio de extensão ainda rasga a floresta, sendo maior do que a do Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro.
Aeroporto no meio da mata
Reprodução/TV Globo
No entanto, o vento forte e a neblina frequente, dos quase mil metros de altitude, tornaram o aeroporto inviável, resultando em cancelamentos de pousos e decolagens constantes. Atualmente, a natureza aos poucos, retoma seu espaço, rompendo o asfalto.
Entenda como a fé, as tradições e a natureza se misturam no Cariri (CE)
Trilha adaptada
Veja trilha adaptada para deficientes em um parque estadual da cidade do Crato
Na floresta, em um Parque Estadual da Cidade do Crato, todos têm a oportunidade de desfrutar na natureza.
O local também acolhe os deficientes visuais e inclui quem não pode andar – até nas trilhas mais difíceis.
Veja trilha adaptada para deficientes em um parque estadual da cidade do Crato
Reprodução/TV Globo
Jefferson é cadeirante e também desfruta da trilha adaptada que ele ajudou a criar.
“Apenas uns pallets pra que o terreno, o solo fique mais duro, mais resistente, e uma piçarra para que a cadeira não afunde […] Eu fui um pouco assistente de pitaco. A pessoa que tá com a cadeira de roda, ela sabe o que é melhor pra ela se locomover, para ter uma acessibilidade melhor. Hoje eu trouxe pela primeira vez a minha filha aqui para ter esse contato com a natureza”, afirma o advogado, Jefferson Santana.
Veja trilha adaptada para deficientes em um parque estadual da cidade do Crato
Reprodução/TV Globo
Soldadinho do Araripe
Soldadinho do Araripe
Um dos destaques da região é o Soldadinho do Araripe, uma espécie de pássaro exclusiva que depende das nascentes da chapada do Araripe.
“Só aqui nós temos a Chapada do Araripe juntando essa água, criando um ambiente de exceção. Pode ser comparável a um oásis no deserto. Não que a Caatinga seja um”, diz Weber girão, biólogo da aquasis e ornitólogo.
O pássaro foi descoberto por acaso pelo Weber e o biólogo Galileu Coelho.
“O passarinho pousou na gameleira, nessa árvore. Quando ele mostrou o topete vermelho e a luz do sol bateu por trás. Na hora a gente ficou perplexo, porque naquele momento ele sabia que era uma espécie nova”.
Soldadinho do Araripe
Reprodução/TV Globo
Mas o soldadinho do Araripe está ameaçado de extinção e depende da preservação da floresta para continuar colorindo a mata.
“A ave que tem um topete vermelho, tem um branco com preto ali e tem esse canto bem marcante. Então todo esse conjunto de coisas me faz sentir maravilhado de fazer parte, de estar junto, de poder de alguma forma também colaborar para que esse bichinho continue existindo”, destaca o biólogo.
Veja a íntegra do programa abaixo:
Globo Repórter – Cariri do Ceará – 22/02/2024
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:
A