Conheça o ‘jardim secreto’ de Burle Marx no terraço do Itamaraty, em Brasília


Formado apenas por plantas brasileiras, espaço possui esculturas e mobiliário de artistas do Brasil ou estabelecidos no país. Jardim será reaberto ao público durante visitas guiadas a partir deste sábado. Conheça o ‘jardim secreto’ de Burle Marx no terraço do Itamaraty, em Brasília
A arquitetura e o jardim aquático do lado de fora já anunciam: são muitos tesouros guardados no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. Arquitetado por Oscar Niemeyer, o prédio foi inaugurado em 1970 e reaberto à visitação pública neste sábado (23).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp
Entre esses tesouros, o “jardim secreto” do artista plástico e paisagista Roberto Burle Marx, que fica no terraço do prédio da Esplanada dos Ministérios, é um dos que despertam maior curiosidade. Ao todo, o Itamaraty tem três jardins — um externo e dois internos — e o menos conhecido do público é justamente o do terceiro andar (veja vídeo acima).
Jardim ‘secreto’ de Burle Marx no Palácio do Itamaraty, em Brasília
Iana Caramori/g1 DF
Formado apenas por plantas brasileiras, o jardim, por si só, é uma obra de arte. Mas, além dele, o espaço abriga esculturas dos artistas Lasar Segall, Alfredo Ceschiatti, Victor Brecheret e Maria Martins. Já os bancos são de Sérgio Rodrigues.
Todas as obras foram cuidadosamente escolhidas pela equipe de patrimônio do ministério. A conselheira e coordenadora-geral de patrimônio histórico do Itamaraty, Elisa Breternitz, explica a importância dos artistas serem, em sua maioria, brasileiros ou figuras estabelecidas no Brasil.
“O Ministério das Relações Exteriores representa o Brasil no exterior, recebe visitantes estrangeiros de outros governos. Ter uma sede que inclui obras de artistas brasileiros, naturalizados ou que passaram muito tempo no Brasil, é uma forma de você representar o Brasil, a história do país, do que o país é capaz e aspira ser”, diz Elisa.
A vista do jardim “secreto” no terraço do Itamaraty é um espetáculo a parte. De lá é possível ver toda a Esplanada dos Ministérios.
“A gente pode pensar o Itamaraty como a varanda do Eixo Monumental e da Praça dos Três Poderes. As sedes dos Três Poderes são visíveis do Ministério que é responsável por representar a democracia no exterior”, conta a coordenadora-geral de patrimônico histórico do palácio.
A partir deste sábado, o jardim fica aberto para o público durante a visitação guiada do Itamaraty, que inclui vários espaços do palácio.
Como visitar o Palácio do Itamaraty, em Brasília
Jardim de Burle Marx no terraço do Palácio do Itamaraty, em Brasília
O Palácio do Itamaraty estava fechado à visitação desde agosto do ano passado. A entrada é gratuita, mas é preciso agendar a visita previamente.
👉 As visitas acontecem de terça-feira à domingo e devem ser agendadas aqui;
👉 Os agendamentos devem ser feitos com pelo menos 1h de antecedência do horário escolhido para a visita. Cada visitante deve ser cadastrado individualmente;
👉 Depois de fazer o cadastro, a pessoa recebe uma mensagem eletrônica confirmando o agendamento;
👉 Visitantes com idade igual ou superior a 13 anos precisam apresentar um documento oficial de identificação com foto.
Horários ⏰
As visitas acontecem das 8h30 às 18h;
De terça a domingo ocorrem visitas cívico-educativas, conduzidas por mediadores com informações em português, espanhol, francês ou inglês;
Em datas pré-determinadas são oferecidas visitas mediadas com tradução simultânea em libras.
LEIA TAMBÉM:
RECONHECIMENTO: Chorinho é declarado Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro pelo Iphan
LENDAS DE BRASÍLIA: Teatro Nacional é assombrado? Conheça histórias sobre prédio fechado há quase 10 anos
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.