‘Angústia, raiva, tristeza’: nutricionista relata em entrevista ao Fantástico importunação sexual em elevador em Fortaleza

Outras duas mulheres fizeram denúncia contra o assediador, Israel Leal Bandeira Neto, após o caso viralizar. Empresário que apalpou nutricionista em elevador é acusado de assediar outras mulheres
O empresário Israel Leal Bandeira Neto, que assediou uma nutricionista em um elevador, foi indiciado por importunação sexual, em Fortaleza. Nesta semana em que o caso viralizou na internet, outras duas mulheres fazem uma nova denúncia: mãe e filha dizem ter passado pela mesma situação com o mesmo homem, há pouco mais de um ano, e também em um elevador.
A nutricionista Larissa Duarte lembra o caso em entrevista ao Fantástico: “Quando eu entrei nesse elevador, um rapaz que eu nunca o vi entrou em seguida. Naquele momento, eu me senti até um pouco constrangida, por estar em um elevador com outro homem sozinha”, diz.
Ela decidiu gravar a conversa com a equipe de reportagem ao lado de seu advogado.
No vídeo de segurança do elevador, é possível ver Larissa distraída ao celular, quando a porta abre e, depois de o homem dar uma rápida olhada para ver se vinha alguém, aperta as partes íntimas dela.
Depois, a porta se fecha e o homem olha para a câmera do elevador, parecendo querer evitar que o rosto seja gravado. No estacionamento, ele segue correndo em direção ao carro.
“Chamei ele, em um primeiro momento, de louco. Fiquei realmente sem reação, sem acreditar. Veio também o sentimento de raiva. De impotência mesmo”, relata.
“Eu tive angústia, eu tive raiva, tristeza, porque você não está segura em nenhum local, né? Eu estava ali trabalhando e, aí, um homem decidiu fazer o que ele bem queria assim. É algo revoltante, é algo que infelizmente a gente sabe que mulheres passam por isso todos os dias”, completa.
Na delegacia, Israel alegou que acreditava que já tivesse algum tipo de relacionamento de intimidade com a vítima, sendo esta a razão para ter a tocado, mas que teria se equivocado, destaca a delegada Giselle Martins.
Duas novas acusações
Apesar de o crime ter acontecido em fevereiro, só viralizou esta semana na internet. Com isso, outras duas mulheres decidiram denunciar o empresário também por assédio em um elevador.
O outro caso teria acontecido em um prédio residencial. Mãe e filha contam que saíam de uma festa no dia 18 de dezembro de 2022 e desceram no elevador junto a Israel e sua esposa, quando ambas sofreram importunação sexual.
O prédio tem câmeras de segurança nos elevadores, mas as imagens não foram requisitadas na época.
Uma das vítimas narrou o ataque ao Fantástico:
“Ele e a esposa entraram primeiro no elevador, ele estava atrás de mim e a esposa estava atrás da minha mãe e eu senti ele passando a mão embaixo da minha saia. Fiquei com a mão para trás. Eu não estava acreditando que realmente aquilo tinha acontecido”, diz.
“Quando eu percebi uma movimentação dele, ele meio que trocou de lugar com a esposa para ficar um pouco mais perto da minha mãe. Ele passou a mão inicialmente nela e aí, na segunda vez, ele apalpou ela e aí ela ficou ainda mais assustada, mas sem entender o que estava acontecendo porque a esposa estava dentro do elevador”, relata.
Mesmo após saírem do local, o assédio não terminou: “A gente passou pelo estacionamento para conseguir ir para a portaria. E aí, nesse percurso, ele se aproximou, colou um pouco mais nela e passou a mão nela de novo”, conta a filha.
A princípio, as duas decidiram não denunciar, acreditando que não adiantaria falar sobre o assunto e que não seria possível encontrá-lo, uma vez que não o conheciam.
Agora, a polícia vai instaurar um novo inquérito contra Israel.
O que é importunação sexual
Passar a mão, apalpar, beijar ou abraçar à força são exemplos de importunação sexual. O crime tem pena de 1 a 5 anos de prisão e não cabe fiança em caso de flagrante.
Segundo a delegada Giselle, nos crimes sexuais, a palavra da vítima tem uma especial relevância e importância, considerando que esses casos geralmente acontecem em locais ocultos, longe de testemunhas ou câmeras.
O que diz Israel
Em nota ao Fantástico, Israel declarou profundo arrependimento e desejo de se retratar com a nutricionista.
A defesa do empresário diz que ele está sendo alvo de uma campanha de linchamento virtual, com ameaças e abertura de perfis falsos nas redes sociais.
Em relação às novas denúncias, o empresário nega qualquer contato com as duas vítimas.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.