
Veja alguns componentes químicos presentes em produtos de higiene bucal que podem ser prejudiciais para a sua saúde 3 substâncias dos produtos de higiene bucal que você deve evitar
Reprodução/Envato
A tecnologia e a ciência estão constantemente em evolução e, na área de saúde bucal, isso não é diferente. Todos os dias, e a partir de muito estudo, são descobertas formas de aprimorar os tratamento e de desenvolver produtos melhores para a nossa saúde.
Um exemplo prático dessa evolução está na substituição de componentes químicos que eram utilizados massivamente nos produtos de higiene bucal, mas que traziam muitos efeitos colaterais negativos. Hoje, já conseguimos encontrar opções que geram menos complicações. Assim, garantindo não só a melhor saúde bucal, mas um organismo mais saudável como um todo.
A Dra. Tatiana Deliberador, cirurgiã-dentista e diretora científica da bluem, fala sobre quais são essas substâncias que devem ser evitadas e já podem ser substituídas no oral care. Entenda mais:
3 substâncias para evitar na composição do produto de higiene
Clorexidina
A especialista explica que a clorexidina ainda é muito utilizada pela sua ação bactericida. E por ser extremamente eficiente, acaba causando uma alta resistência. Ou seja, quando as bactérias ressurgem, elas voltam mais fortes, exigindo ainda mais da imunidade.
Além disso, a substância possui diversos efeitos adversos, como: manchas acinzentadas nos dentes, perda do paladar, descamação da mucosa e até mesmo o aumento da pressão arterial.
Triclosan
Com efeito antisséptico, o triclosan, apesar de ainda ser encontrado em enxaguantes bucais, sabonetes faciais e cremes dentais no Brasil, já está na lista de substâncias perigosas ou de risco por diversas organizações internacionais. Nos EUA, por exemplo, o composto é proibido.
Isso se deve pelas consequências negativas que ele gera à saúde, afetando principalmente pele, olhos e mucosa. Segundo a especialista, o composto faz com que essas regiões se tornem vulneráveis à absorção de outras substâncias.
Flúor
Já o flúor, apesar de ser muito efetivo para evitar cáries e não ser prejudicial para a maioria das pessoas, precisa ser tratado com atenção. A Dra. Tatiana explica que, para gestantes, crianças até 3 anos e para pacientes com implantes de titânio, o composto precisa ser evitado.
No caso das gestantes e crianças, isso se deve pelo efeito de má formação no esmalte dos dentes dos pequenos. Já para os pacientes com implantes, o contato com flúor com o titânio pode corroer o material e prejudicar a saúde, potencializando um processo pró-inflamatório.
bluem: produtos de saúde bucal body-friendly
Linha completa de produtos de oral care da bluem
bluem
Pensando em acessibilizar um produto mais tecnológico e atóxico para o organismo, a bluem trouxe da Holanda uma linha completa em higiene bucal. Para isso, a Dra. Tatiana explica que foram realizadas muitas pesquisas para garantir a falta de toxicidade e a segurança dos ingredientes, especialmente para os tecidos mais sensíveis.
Com a liberação ativa de oxigênio e uma fórmula livre de triclosan, clorexidina e flúor, os produtos bluem não possuem contraindicações e nem efeitos colaterais.
Conheça a bluem e transforme a sua saúde bucal