{"id":3567,"date":"2024-03-15T12:06:00","date_gmt":"2024-03-15T15:06:00","guid":{"rendered":"https:\/\/geral1uol.jornalfloripa.com.br\/2024\/03\/consumidores-podem-fazer-reclamacoes-no-procon-pelo-whatsapp-ou-online-saiba-como\/"},"modified":"2024-03-15T12:06:00","modified_gmt":"2024-03-15T15:06:00","slug":"consumidores-podem-fazer-reclamacoes-no-procon-pelo-whatsapp-ou-online-saiba-como","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/geral1uol.jornalfloripa.com.br\/uol\/3567","title":{"rendered":"Consumidores podem fazer reclama\u00e7\u00f5es no Procon pelo WhatsApp ou online; saiba como"},"content":{"rendered":"

Em comemora\u00e7\u00e3o ao Dia Mundial do Consumidor, nesta sexta-feira (15), \u00f3rg\u00e3o lan\u00e7a ferramentas para facilitar registro de den\u00fancias. Antes, registros eram feitos apenas presencialmente. Imagem de arquivo mostra pessoa usando celular
\nT\u00e2nia R\u00eago\/Ag\u00eancia Brasil
\nEm comemora\u00e7\u00e3o ao Dia Mundial do Consumidor, o Procon lan\u00e7ou, nesta sexta-feira (15), canais eletr\u00f4nicos para facilitar o registro de reclama\u00e7\u00f5es dos consumidores. Agora, as den\u00fancias podem ser feitas por meio do Whatsapp do Procon ou pelo site (veja passo a passo mais abaixo).
\n\u2705 Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
\nAt\u00e9 ent\u00e3o, os registros s\u00f3 podiam ser feitos presencialmente. Agora, os consumidores v\u00e3o ter acesso a um formul\u00e1rio, onde podem abrir uma reclama\u00e7\u00e3o de forma imediata. Al\u00e9m disso, com as novas ferramentas, o usu\u00e1rio tamb\u00e9m pode:
\nTirar d\u00favidas \ud83d\ude4b\u200d\u2640\ufe0f;
\nLocalizar os postos de atendimento do \u00f3rg\u00e3o \ud83d\udccd;
\nAcompanhar o andamento da den\u00fancia \ud83d\udc40.
\nPasso a passo
\nPara fazer uma reclama\u00e7\u00e3o online, o consumidor deve acessar o peticionamento eletr\u00f4nico e apresentar as seguintes informa\u00e7\u00f5es:
\nNomes de pessoas e empresas envolvidas;
\nData do fato;
\nOnde ocorreu o fato;
\nQuem pode testemunhar;
\nApresenta\u00e7\u00e3o de provas;
\nApresenta\u00e7\u00e3o de documento de identifica\u00e7\u00e3o v\u00e1lido (CI, Cadastro de Pessoas F\u00edsicas \u2013 CPF, Cadastro Nacional de Pessoas Jur\u00eddicas \u2013 CNPJ, T\u00edtulo de Eleitor, Passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira Funcional, Carteira de Habilita\u00e7\u00e3o (modelo novo) e Certificado de Reservista;
\nDepois da confirma\u00e7\u00e3o da reclama\u00e7\u00e3o pelo Procon, a empresa reclamada tem 20 dias para se manifestar sobre os fatos apresentados pelo consumidor.
\nPara fazer uma reclama\u00e7\u00e3o pelo WhatsApp, basta mandar uma mensagem para o n\u00famero do Procon: +55 61 3218-772 \ud83d\udcf2.
\n\ud83d\udcccVeja aqui os endere\u00e7os no Procon no Distrito Federal, caso prefira fazer a den\u00fancia presencialmente.
\nDia do Consumidor: dicas para n\u00e3o cair em golpes
\nCompras pela internet aumentam
\nFoto: Serginho Oliveira
\nNo Dia do Consumidor, \u00e9 comum o com\u00e9rcio preparar ofertas exclusivas, mas \u00e9 importante lembrar que nem todas as promo\u00e7\u00f5es s\u00e3o ben\u00e9ficas. O g1 separou algumas dicas do Procon-DF para voc\u00ea n\u00e3o acabar no preju\u00edzo:
\nFalsas promo\u00e7\u00f5es: Com recorr\u00eancia empresas aumentam o valor de produtos na v\u00e9spera da data comemorativa e em seguida abaixam para simular um desconto. Ent\u00e3o, sempre \u00e9 importante pesquisar o produto antes de realizar uma compra. Lembrando que isso \u00e9 publicidade enganosa, ou seja proibido por lei e a loja pode ser penalizada por esse tipo de atitude.
\nProdutos com defeito: Alguns lojistas acabam colocando em promo\u00e7\u00e3o produtos justamente por apresentarem algum tipo de defeito. Esses item danificados, precisam ser justificados e esclarecidos para os clientes desde de antes de efetuar o pagamento. Se o consumidor n\u00e3o estiver ciente do estado do produto, a empresa pode sofrer penalidade.
\nConfirma\u00e7\u00e3o e entrega: Outro problema que acontece com frequ\u00eancia, s\u00e3o lojas online que, quando voc\u00ea finaliza um pedido pela internet, depois o pedido \u00e9 cancelado. Tamb\u00e9m \u00e9 importante perceber se o pre\u00e7o do produto n\u00e3o aumenta depois de voc\u00ea colocar no carrinho. Sempre guarde an\u00fancios, e-mails e comprovantes de compra para conseguir recorrer caso seu produto n\u00e3o chegue em casa ou ocorra alguma altera\u00e7\u00e3o de valor de \u00faltima hora.
\nRedes sociais: Preste aten\u00e7\u00e3o na veracidade da p\u00e1gina antes de realizar uma compra por redes sociais. Verifique as avalia\u00e7\u00f5es que ela possui e sempre procure comprar on-line em lojas indicadas por conhecidos ou que j\u00e1 tem uma relev\u00e2ncia. Nunca informe dados pessoais e de cart\u00e3o de cr\u00e9dito por redes sociais. Desconfie de quem pede essas informa\u00e7\u00f5es.
\nOportunidade \u00danica: Cuidado com an\u00fancios de “oportunidade \u00fanica”. Mesmo tendo o Dia do Consumidor, empresas ainda v\u00e3o realizar promo\u00e7\u00f5es durante outros per\u00edodos do ano. Ent\u00e3o. tenha cautela antes de gastar dinheiro achando que \u00e9 a \u00faltima vez que vai encontrar o produto por aquele pre\u00e7o.
\nLEIA TAMB\u00c9M:
\nMaquiadora pode cobrar mais caro de noivas? Saiba o que diz o Procon
\nLeia mais not\u00edcias da regi\u00e3o no g1 DF.<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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