
Nicolly Ribeiro de Oliveira, de 15 anos, chegou a ser internada em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas não resistiu e morreu uma semana depois. Certidão de óbito aponta a causa da morte como dengue grave. Adolescente morre uma semana depois de apresentar sintomas de dengue em Itatiba
A família da jovem de 15 anos que morreu uma semana depois de apresentar sintomas de dengue, em Itatiba (SP), relata suposta negligência após a médica de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde a menina foi atendida, ter negado a necessidade de exames. O caso é investigado pela prefeitura.
Conforme apurado pela TV TEM, a certidão de óbito de Nicolly Ribeiro de Oliveira aponta a causa da morte como dengue grave. A adolescente não possuía comorbidades e começou a apresentar sintomas no dia 16 de março.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
De acordo com a mãe da vítima, Keli Cristina Rosa, a médica da UPA receitou alguns medicamentos para Nicolly e disse que a menina poderia se tratar em casa. “Perguntei ‘não vai fazer nenhum exame de sangue nela?’ A médica disse que não precisava,” relata.
Adolescente de 15 anos morreu uma semana depois de apresentar sintomas de dengue em Itatiba (SP)
Arquivo Pessoal
Depois de receber alta na UPA, a família levou a adolescente para a Santa Casa de Itatiba. Segundo Keli, um médico do hospital chamou a mãe para conversar e relatou que a menina estava com fígado e coração inflamado e tinha água no pulmão. A família questiona sobre os primeiros atendimentos médicos que a menina recebeu e vê negligência.
“O que não me deixou em paz foram os atendimentos errados que ela teve. Como que nega um exame para um pai, para uma mãe, para um filho. Algo que é um direito seu? Como que você vê uma criança pálida e não consegue achar que ela precisa ficar em observação?”, protesta a mãe.
Keli afirma que levou a filha três vezes em unidades de saúde da cidade e que em nenhuma das vezes foi feito o exame de sangue para atestar se a menina estava com a doença. A família pagou para fazer o exame em uma clínica particular. Neste exame, consta que Nicolly estava com dengue.
A Prefeitura de Itatiba (SP) informou que aguarda o resultado do exame do Instituto Adolfo Lutz, que deve apontar se Nicolly morreu por decorrência da dengue. Até o momento, o município registrou uma morte pela doença e outros dois óbitos estão sendo investigados.
Nicolly Ribeiro de Oliveira, de 15 anos, com a mãe, Keli Cristina Rosa. Prefeitura de Itatiba (SP) investiga morte da menina, que teve sintomas de dengue
Arquivo Pessoal
Vacina contra a dengue
O Ministério da Saúde anunciou, no último domingo (31), que 50 municípios do estado de São Paulo receberão a vacina contra a dengue. Segundo a pasta, o envio deverá ocorrer neste mês de abril, sem uma data definida.
Itatiba está inclusa na lista divulgada, com 1.928 imunizantes disponibilizados. Ao serem entregues para os municípios, os governos municipais deverão estipular seus calendários e estratégias para vacinação.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM