
Além de reduzir custos para população mais vulnerável, projeto da Prefeitura aumentou em 27% a circulação de pessoas em coletivos
Crédito: Prefeitura de Pouso Alegre
Após a implantação do projeto Tarifa Social, a Prefeitura de Pouso Alegre estima que o número de passageiros de ônibus na cidade aumentou 27% – um crescimento que representa algo entre 10 mil e 15 mil usuários a mais por mês. A política pública de subsídio do transporte foi criada para garantir o acesso de trabalhadores e da população mais vulnerável à locomoção, mas também vem gerando melhora para o trânsito e para o meio ambiente.
“Temos uma média de 690 mil usuários transportados mensalmente e esperamos que ultrapassem 800 mil em pouco tempo”, afirma o prefeito de Pouso Alegre, José Dimas da Silva Fonseca, conhecido como coronel Dimas.
A política pública de “tarifa social” foi implantada pelo município em maio de 2022 e já havia baixado de R$ 3,80 para R$ 3,00 a passagem urbana, e a rural de R$ 5,10 para R$ 4,90.
Em 2023, quando houve novo reajuste dos valores pela concessionária responsável, a Prefeitura da cidade anunciou um subsídio para cobrir mais da metade do valor atualizado da passagem.
Desta maneira, em Pouso Alegre, o usuário continua a pagar R$3,00 na tarifa urbana e R$4,90 na tarifa rural (R$4,00 com desconto para compra antecipada).
“Esta é uma política pública muito importante que beneficia tanto os trabalhadores, estudantes e demais pessoas que precisam utilizar o transporte quanto os empresários que arcam com a passagem dos funcionários”, reforça Dimas.
Outro efeito positivo foi que, ao pesar menos no bolso do usuário, a tarifa acabou também por assegurar a estabilidade do fluxo de passageiros no transporte coletivo, garantindo a oferta dessa modalidade no município bem como uma menor circulação de veículos de uso pessoal na rua.
Números
O Comitê Gestor do Fundo Municipal de Transporte Público de Pouso Alegre divulgou, em março do ano passado, que a tarifa social adotada no município gerou logo nos primeiros oito meses de implantação um aumento de 9,8% no total de passageiros pagantes.
De junho de 2022 a fevereiro de 2023, calcula-se que foram transportados 3.789.096 passageiros em Pouso Alegre, totalizando 338.142 usuários a mais que o transportado antes da pandemia de Covid-19, em período similar, entre 2019 e 2020.
O aumento de tarifa que levou ao subsídio em 2022 foi solicitado pela concessionária com base nos parâmetros de aumentos nos combustíveis e insumos da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes (GEIPOT). A Prefeitura considerou na época que o valor estava sem reajuste desde 2018 e chegou a ser reduzido em 2021 como forma de tentar manter a economia local durante a fase aguda da pandemia.
Investimento privado
O Prefeito reforçou que o subsídio público feito nos transportes coletivos implica em contrapartidas da empresa privada responsável, a Expresso Planalto. A concessionária, pelo acordo com poder público, terá que acrescentar de quatro a seis novos ônibus à frota atual.
Os novos veículos serão alocados para atender as linhas com maior demanda de usuários, como Cidade Jardim, São Cristóvão, São João e Morumbi.
“Também teremos mudanças nos abrigos de espera de ônibus, para que a população tenha mais conforto e segurança”, pontuou o prefeito.
A Prefeitura prometeu ainda aumentar a atenção à manutenção da qualidade e na satisfação do usuário do transporte público, inclusive com intensificação das fiscalizações da concessionária por parte da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.
Apresentação da tarifa social de Pouso Alegre
Prefeitura de Pouso Alegre (MG)
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