
Declarações foram feitas após o Ibama aprovar o Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF) nesta segunda-feira (19). Unidade de Atendimento e Reabilitação de Fauna da Petrobras, em Oiapoque, no Amapá
Divulgação
O governador e os senadores do Amapá comemoraram a aprovação de mais uma etapa no processo para exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas. A decisão anunciada nesta segunda-feira (19) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi vista como uma vitória no processo de pesquisa na costa do estado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
O chamado conceito do Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF) foi apresentado pela Petrobras como parte do Plano de Emergência Individual (PEI) para a atividade de pesquisa marítima.
A decisão significa que o PPAF, em seus aspectos teóricos e metodológicos, atendeu aos requisitos técnicos exigidos.
Agora a próxima etapa será a realização de vistorias e simulações práticas para testar a capacidade de resposta em caso de acidentes com derramamento de óleo.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o governador Clécio Luís disse que encarou a decisão como uma “grata surpresa”. Segundo ele, a Petrobras adotou o Amapá e por isso sabe da importância dessa exploração para a população.
“Estou muito feliz também porque todo mundo sabe que, desde que assumi o governo, eu venho me posicionando fortemente a favor do petróleo, a favor de uma produção responsável, a favor da liberação das licenças, mas com responsabilidade. Trabalhamos muito junto aos técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) para emitir as licenças necessárias. Então é um trabalho em conjunto que precisa ser reconhecido”, disse o governador.
Governador do Amapá fala sobre aprovação de mais uma etapa para exploração de petróleo
Por meio de nota, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil–AP), lembrou que, embora o processo de licenciamento para perfuração ainda esteja em curso, a aprovação reforça a seriedade do projeto e o compromisso com critérios ambientais rigorosos.
“Como senador do Amapá e presidente do Congresso Nacional, sigo acompanhando de perto esse processo. A Margem Equatorial representa uma oportunidade estratégica para reduzir desigualdades históricas. Essa aprovação reforça a confiança nas instituições e no compromisso com um futuro seguro, desenvolvido e sustentável”, afirmou Alcolumbre.
O governo federal está decidido a avançar com a exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já defendeu pessoalmente a empreitada durante uma visita ao Amapá.
O senador Randolfe Rodrigues destacou nas redes sociais que esse é um passo essencial para a liberação da pesquisa na Bacia da Foz do Amazonas.
“Este é um passo essencial rumo à liberação da pesquisa e, futuramente, da exploração responsável de petróleo na região, conciliando desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. Seguirei atento e comprometido com o progresso sustentável do Amapá e de todo o Brasil”, disse o senador.
Leia também:
Conheça área no centro da discussão sobre a exploração de petróleo na costa do Amapá
Conheça unidade de fauna da Petrobras no Amapá, uma das exigências para pesquisa de petróleo na Margem Equatorial
Aprovação conceitual do PPAF
Infográfico mostra o local em que a Petrobras quer explorar petróleo na bacia da Foz do Amazonas
Editoria da Arte/g1
A aprovação do conceito foi baseada nas análises de pareceres técnicos, que avaliaram a última versão do plano submetido pela Petrobras.
No entanto, o Ibama destaca que a aprovação conceitual do PPAF não equivale à concessão de licença para perfuração exploratória. A continuidade do processo depende da verificação da viabilidade operacional do plano em campo.
Para garantir a efetividade do Plano de Emergência Individual (PEI), o Ibama e a Petrobras definirão um cronograma para a Avaliação Pré-Operacional (APO), que incluirá vistorias e simulações práticas de resgate de animais impactados por possíveis vazamentos de óleo.
🔔 Tem uma sugestão de pauta? Fale com o g1 no WhatsApp
📲Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: